30/03/2014 19h34 - Atualizado em 07/03/2017 15h39

Castelo: Governo do ES vai melhorar sistemas de comunicação em Limoeiro

A região de Limoeiro, em Castelo, terá em breve serviços de telefonia móvel e internet 3G. Nesta sexta-feira (28), o governador Renato Casagrande autorizou a operadora Vivo a iniciar a instalação dos sistemas.

A melhoria faz parte das ações do Programa Comunicação no Campo, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para instalar os serviços em 81 localidades rurais de 69 municípios capixabas.

“A nossa população quer melhorias na infraestrutura, mas também quer a qualidade de vida proporcionada pela tecnologia, que reduz distâncias e gera oportunidades, como no caso da telefonia e internet 3G. Criamos um novo modelo, que já é referência em outros estados, e estamos levando essa intervenção aos nossos distritos. E vamos seguir ampliando esses investimentos, até nos tornarmos o primeiro estado com telefonia e internet em todo o seu território", destacou o governador Renato Casagrande.

Também nesta sexta-feira, a Seag confirmou o repasse de uma máquina escavadeira hidráulica para compor a frota da prefeitura de Castelo. Na aquisição do equipamento, foram investidos recursos na ordem de R$ 350 mil.

“Num só dia organizamos em Castelo dois importantes investimentos que dificilmente teriam condições de acontecer sem o trabalho sério realizado pelo Governo do Estado. A escavadeira que entregamos hoje é uma máquina essencial para a realização de diversas atividades no município e a disponibilidade da telefonia e internet móveis certamente mudará para melhor a realidade dos moradores de Limoeiro e também de Estrela do Norte, a outra região de Castelo que terá os serviços instalados nesta etapa”, completa o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Ao todo, o investimento do Governo do Espírito Santo nesta segunda etapa do Comunicação no Campo é de R$ 21,3 milhões e os serviços deverão estar em operação até novembro de 2014.

“Recebemos com muita alegria e comemoração esses investimentos. As prefeituras possuem sérias limitações e é muito importante poder contar com a sensibilidade do Governo do Estado para equilibrar os investimentos entre o interior e a Grande Vitória. Temos muito que agradecer”, ressalta o prefeito de Castelo, Jair Ferraço.

Integrante da Associação Turística do Limoeiro (Limotur), Maria Destefani Brunelli compara a chegada da telefonia móvel e da internet 3G a um sonho. “Há cinco anos trabalhamos com a produção e comercialização de produtos da agroindústria a artesanato regional. Nesse período já são quase 20 mil visitantes que passaram por aqui para conhecer a história e as belezas naturais do Limoeiro. Atualmente o uso do celular e da internet não é mais uma mordomia e passou a ser uma necessidade fundamental para o dia a dia”, comemora.

Assessoria de Comunicação/Seag