30/07/2013 13h26 - Atualizado em
07/03/2017 15h25
Campanha de vacinação contra a febre aftosa atinge mais de 98% do rebanho capixaba

O médico veterinário do Instituto, José Dias Porto Júnior, destaca que, mesmo com bom índice obtido, houve uma redução no número de propriedades que aderiram à campanha. "Os registros apontam uma queda de, aproximadamente, 28% em relação à quantidade de propriedades que vacinaram seu rebanho na primeira etapa da campanha em maio de 2012. É fundamental que os produtores mantenham o compromisso de vacinação, colaborando para manter o Espírito Santo livre da febre aftosa, cuja última ocorrência foi registrada em 1996. Orientamos que esses pecuaristas faltosos procurem o mais breve possível o escritório do Idaf em seu município", orienta Porto Júnior.
Vale destacar o excelente desempenho do município de Sooretama, que, com 6.879 bovinos e bubalinos com até dois anos de idade, atingiu 100% de cobertura vacinal. Além disso, 66% dos municípios incrementaram seus resultados em relação à campanha de 2012.
Febre Aftosa
A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). A perda de peso, febre, menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais são alguns dos sintomas clínicos da doença.
A segunda fase da campanha será em novembro, abrangendo bovinos e bubalinos de todas as idades. A vacinação é obrigatória e os produtores faltosos ficam impossibilitados de movimentar seus animais até que regularizem a vacinação, além de estarem sujeitos a multas.
Desde 2001, o Espírito Santo mantém o status de livre de febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional. Isso garante ao Estado a possibilidade de exportar para mercados exigentes, como a União Europeia, Chile e União Aduaneira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br