19/12/2012 07h00 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Caminhos do Campo: Governo do ES irá pavimentar 80 km de estadas em oito municípios

Dez estradas rurais em oito municípios da Grande Vitória e do interior do Estado serão pavimentadas, totalizando 80,2 quilômetros de estradas municipais em Atílio Vivácqua, Cariacica, Ibatiba, Iconha, Iúna, Viana, Vila Pavão e Vila Valério. A licitação para a contratação das obras será iniciada em dezembro.

A ação faz parte do programa Caminhos do Campo, do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Nas dez estradas, a Seag irá investir aproximadamente R$ 36 milhões. Pavimentados, os trechos facilitam o acesso das pessoas às comunidades interioranas e apresentam melhores condições para os agricultores familiares escoarem a produção agrícola e a população em geral acessar os serviços essenciais como educação e saúde, além de esportes e lazer.

“Priorizamos no programa as áreas de maior concentração de agricultura familiar e de elevado potencial agroturístico. O propósito é dotar as estradas vicinais de uma superfície que elimine a lama e a poeira, permitindo o seu uso permanente. Também a benfeitoria contribui com o meio ambiente, pois no processo de construção da rodovia evitamos grandes cortes e aterros e após a conclusão do pavimento há drástica redução de assoreamento nos cursos d’água”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Programa ‘Caminhos do Campo’

O ‘Caminhos do Campo’ é o programa de pavimentação de estradas rurais municipais para adequar e revestir os trechos de terra batida em regiões com maior concentração de agricultura familiar. A benfeitoria acaba com a lama e a poeira que são tradicionais nesse tipo de via, melhorando o escoamento da produção, a compra de insumos e as perdas em produtos perecíveis, o que diminui custos e amplia os lucros do produtor rural.

“Após sete anos, é possível afirmar que a pavimentação de estradas rurais no Espírito Santo contribuiu para a melhoria das condições de trafegabilidade. Essa experiência, genuinamente capixaba, de pavimentar estradas rurais gerou emprego, renda e novos negócios no campo. Esse programa é estratégico para que o Espírito Santo alcance o tão sonhado desenvolvimento harmônico e equilibrado, em todas as nossas regiões e para todos os capixabas”, completa Enio Bergoli.

As ações do programa já pavimentaram aproximadamente 682 km de estradas rurais, em 97 trechos de 50 municípios capixabas, com investimentos na ordem de R$ 217,7 milhões. Atualmente estão em andamento a pavimentação de 19 trechos de estradas em 16 municípios, totalizando 183,4 km, com investimentos de R$ 84.8 milhões.

Tel.: (27) 3636-3700 / 9942-9616