07/01/2013 13h44 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Caminhos do Campo: 240 km de novas estradas rurais pavimentadas

O Governo do Espírito Santo finaliza o ano de 2012 com um importante investimento para melhorar a infraestrutura no interior do Estado. Por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) 240 quilômetros de estradas rurais municipais deixam para trás a lama e a poeira tão comuns em vias sem pavimentação.

Com as obras do programa ‘Caminhos do Campo’, 15 estradas municipais estão pavimentadas e outras 17 com trabalhos em andamento. Somadas, as melhorias estão em 25 municípios do Espírito Santo e reúnem investimentos de R$ 138,3 milhões da administração estadual.

“Chega a ser imensurável para a população das comunidades mais afastadas dos grandes centros a pavimentação de uma estrada rural. Tudo muda, e para melhor na vida da pessoa. A pavimentação permite ao trabalhador rural melhores condições de seguir e crescer na atividade, as famílias têm os acessos facilitados aos serviços de saúde, educação, esportes e lazer e até os novos negócios ganham força, como o agroturismo e outros empreendimentos que não são viáveis em regiões com estradas que permanecem no leito natural”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Nesses 32 trechos de estradas, direta e indiretamente, as pavimentações do ‘Caminhos do Campo’ beneficiarão aproximadamente 62 mil capixabas. Esse é o caso do produtor rural José Valentin Dalbem, de Conceição do Castelo. Ele reside na região da estrada rural municipal que liga as comunidades de Santa Luzia e Taquarussu. Pavimentado, o trecho mudou a realidade dele e de toda família.

“A chegada do asfalto foi a melhor coisa que aconteceu na região nos últimos anos. Enfrentávamos muita dificuldade para transportar os nossos produtos porque a estrada era muito esburacada e, quando chovia, dava muito barro e só os carros tracionados conseguiam passar. Agora ficou uma maravilha e nossas terras estão também mais valorizadas”, comemora José Dalbem.

Somente com essa estrada, os benefícios chegaram diretamente a três comunidades da região, facilitando o transporte de produtos locais como a tangerina ponkan, café, frango e gado.

Residentes em Ibitirama, o casal de agricultores, Ana Maria de Souza Pinto e Ataíde João Pinto, mora às margens da Estrada Parque, na comunidade de Santa Marta, e sempre sofreu com os problemas da falta de pavimentação da rodovia. Agora, com a chegada do asfalto, também comemora. “Já tivemos que ficar isolados em casa, sem poder até ir à igreja, por causa do barro na época das chuvas. Formavam-se filas de carros que ficavam atolados aqui”, afirma dona Ana Maria.

“Há muitos anos, ouvíamos falar que o asfalto estava chegando. Mas, nunca acreditamos muito e não tínhamos esperança de ver a estrada pavimentada. Só temos a agradecer pela obra, que já melhorou muito a vida da nossa comunidade”, declarou Ataíde Pinto.

A estrada pavimentada irá beneficiar o Circuito Turístico Caparaó Capixaba, que reúne empreendimentos dentro dos municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí e Ibitirama, entre pousadas, restaurantes, agroindústrias e artesanato. Serão beneficiadas 1,5 mil pessoas das comunidades que ficam ao lado da estrada, além de outras cinco mil das localidades do entorno.

Governo do ES irá pavimentar 80 km de estadas em oito municípios

Além das obras inauguradas e em andamento, o Governo do Espírito Santo iniciou em dezembro o processo licitatório para a pavimentação de outras 10 estradas rurais em oito municípios da Grande Vitória e do interior do Estado.

Com o programa ‘Caminhos do Campo’ serão pavimentados 80,2 quilômetros de estradas municipais em Atílio Vivácqua, Cariacica, Ibatiba, Iconha, Iúna, Viana, Vila Pavão e Vila Valério, com investimento aproximado da Seag na ordem de R$ 36 milhões.

“Priorizamos no programa as áreas de maior concentração de agricultura familiar e de elevado potencial agroturístico. O propósito é dotar as estradas vicinais de uma superfície que elimine a lama e a poeira, permitindo o seu uso permanente. A benfeitoria também contribui com o meio ambiente, pois no processo de construção da rodovia evitamos grandes cortes e aterros e após a conclusão do pavimento há drástica redução de assoreamento nos cursos d’água”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Descrição / Trecho

Extensão (km)

Atílio Vivácqua

Sede – Córrego da Fama – Linda Aurora – São Pedro – Amapá

10,1

Cariacica

Rodovia de acesso a Roda D’Água e a Cangaíba

8,4

Ibatiba

Sede ao Córrego Ipê / Sede a Cabraia (Ponte da Pitanga) / Sede a Ponte do Leondino (acesso às duas Santa Marias)

4,6

Iconha

BR 101 – Morro da Palha e BR 101 – Tocaia

5,2

Iúna

BR 262 – Laranja da Terra

16,7

Viana

Vila Pavão

Jucu - Araçatiba - Fazenda Pau Lavrado – Mamoeiro – BR 101

Sede – Praça Rica

13,2

Vila Valério

Sede – Entrocamento ES 358 – Distrito de Jurama

12,5

Programa ‘Caminhos do Campo’

Desde o início do ‘Caminhos do Campo’, em 2005, foram pavimentados aproximadamente 700 km de estradas rurais, totalizando 100 trechos em 51 municípios capixabas, com investimentos na ordem de R$ 232,7 milhões. Após sete anos, é possível afirmar que a pavimentação de estradas rurais contribuiu para a melhoria das condições de trafegabilidade. Esse modelo, genuinamente capixaba, será reproduzido no Estado de Santa Catarina, devido aos resultados obtidos aqui no Espírito Santo.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br