11/01/2014 15h56 - Atualizado em 07/03/2017 15h36

Caminhões beneficiam associações agrícolas no norte capixaba

Fotos: Mike Figueiredo/Seag


Três associações de municípios localizados no Norte do Espírito Santo receberam caminhões para auxiliarem no transporte da produção agrícola para comercialização e para programas de compra direta de alimentos. As entregas foram realizadas pelo Governo do Espírito Santo, nessa sexta-feira (10), nos municípios de São Mateus e Águia Branca.

A aquisição dos caminhões aconteceu por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro das ações do Programa ‘Vida no Campo’.

“O Governo desenvolve uma frente de trabalho com diversas ações voltados à agricultura familiar dentro do Programa ‘Vida no Campo’. Este é o modelo de agricultura predominante no Espírito Santo e a Seag realiza diversas parcerias com as associações para levar investimentos a quem mais precisa nas comunidades rurais. Os caminhões entregues hoje serão utilizados coletivamente para benefício dos agricultores”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.




“A Seag é peça fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas que elevam a qualidade e quantidade da produção rural capixaba. Os investimentos destinados aos agricultores geram ainda mais resultado devido ao nível de organização das associações beneficiadas para proporcionar mais conforto e reforço no trabalho”, afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário, Macaciel Breda.


Assentamentos em São Mateus

Durante a manhã, a Seag confirmou o repasse de um caminhão com carroceria para reforçar os trabalhos da Cooperativa de Beneficiamento, Comercialização e Prestação de Serviços dos Agricultores Assentados (CoopTerra), de São Mateus. O evento aconteceu na localidade de Nestor Gomes e o investimento realizado é de R$ 277 mil.




“Nunca tivemos tanta atenção do governo estadual com os assentamentos como temos agora. As ações incentivam a melhoria e o aumento da produção e o reforço na infraestrutura necessária. O caminhão será utilizado para o transporte da produção de café e pimenta, além de possibilitar as entregas para o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, afirmou o presidente da CoopTerra, Joãozinho Santos de Souza.

A CoopTerra é uma cooperativa formada por quatro assentamentos da região de Nestor Gomes, em São Mateus. Ao todo, serão beneficiadas diretamente 136 famílias de produtores rurais.


Associações de Águia Branca

Duas associações do município de Águia Branca receberam caminhões, que foram adquiridos por meio de convênio do Projeto ‘Infraestrutura Produtiva’, dentro do Programa ‘Vida no Campo’. As entregas aconteceram na tarde dessa sexta-feira (10), no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar do município.




A Associação de Produtores Rurais de São Pedro agora conta com um caminhão-baú refrigerado para realizar o transporte da produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Contamos com quase duzentas famílias associadas que serão beneficiadas com o caminhão. Nossas principais atividades são o café, a pecuária leiteira e a produção de polpa de frutas”, afirmou o presidente da associação, Adelson Amici Sobrinho.

A outra associação que também foi beneficiada é a de Córrego das Pedras, que recebeu do Governo um caminhão com carroceria de madeira.


Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 99942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 99704-2843
comunicacao@seag.es.gov.br
facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard