09/09/2013 13h51 - Atualizado em 07/03/2017 15h28

Cafés capixabas em destaque em evento internacional

Foto: Léo Júnior/Seag

A Organização Internacional do Café (OIC) realiza de 9 a 13 de setembro, na cidade de Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café. A atividade faz parte das reuniões dos 50 anos da instituição e vai possibilitar que os participantes de diversos países entrem em contato com o mercado brasileiro, gerando oportunidades para realização de negócios.

Para garantir a inclusão da cafeicultura capixaba nesse ambiente, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) montou um espaço onde cafeicultores do Espírito Santo colocarão diversas amostras de café em rodadas de degustações para demonstração de seus produtos de maneira especifica.

“Sem dúvida alguma o café é a principal atividade agropecuária do Espírito Santo e é muito importante que nossos produtores tenham contato com o que há de mais avançado no mercado de cafés. Durante os dias da feira, cafeicultores de Conilon e arábica terão a oportunidade de apresentar a clientes e empresários do mundo inteiro o que produzem de melhor”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O estande do Governo do Espírito Santo faz parte da programação oficial da 8ª edição do Espaço Café Brasil, que atualmente é o mais completo evento do setor cafeeiro, reunindo um público nacional e internacional, que abrange produtores, cooperativas, indústrias e diversos profissionais do mercado.

No espaço capixaba, já confirmaram presença cafeicultores associados a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova) e Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul) para a apresentação de produtos e rodadas de degustações de diversos cafés.

Outra atividade importante será a apresentação das novas variedades de café Conilon lançadas neste ano pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). ‘Diamante Incaper 8112’, ‘Jequitibá Incaper 8122’ e ‘Centenária Incaper 8132’ são variedades clonais, que possuem como principal característica a produção de café Conilon com classificação de ‘bebida superior’.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard