26/11/2014 12h20 - Atualizado em 07/03/2017 15h05

Cafeicultores de Afonso Cláudio e Cachoeiro de Itapemirim vencem concurso estadual de café Conilon

A cafeicultora Mariceia Aparecida Bleirdson, da comunidade de Boa Vista, em Cachoeiro deItapemirim, foi a grande campeã do III Prêmio Conilon Especial - Concurso Estadual Conilon deQualidade, na categoria Natural. Já o vencedor na categoria Cereja Descascado é o bicampeão JoãoDelpupo, cafeicultor de Afonso Cláudio. Cada um faturou o valor de R$ 5 mil, insumos e outrosprêmios dos patrocinadores do concurso.

A premiação, realizada no Centro Esportivo Garoto, contou com a presença do governador RenatoCasagrande, de gestores públicos, empresários, técnicos, cafeicultores e dos patrocinadores.

“Parabenizo os cafeicultores e os profissionais que colocaram o Espírito Santo em posição dedestaque na cafeicultura mundial. Essa dedicação, aliada aos investimentos que realizamos nosúltimos anos, proporciona excelentes resultados em todas as regiões capixabas”, destaca ogovernador Renato Casagrande.

O III Prêmio Conilon Especial contou com a participação de 398 amostras, um recorde, de 38municípios capixabas. Desde sua primeira edição, o objetivo é reconhecer, premiar e incentivar aprodução de café Conilon de qualidade, através do uso de práticas sustentáveis de produção,agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo.

“Há 15 anos era impensável que o Conilon teria espaço entre os cafés de qualidade. Hoje finalizamosmais um concurso estadual no qual amostras obtiveram classificação de cafés finos. Esse é oresultado de um trabalho sério e contínuo, com muitos investimentos, e principalmente doempreendedorismo doa cafeicultores”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Trabalhamos o concurso de modo a levar informações e conhecimento aos produtores capixabas. As diversas ações realizadas aqui no Espírito Santo, no Brasil e no exterior abrem portas para osmercados conhecerem nosso café Conilon e o resultado positivo já é surpreendente”, salienta Arthur Fiorot, da empresa Conilon Brasil.

Durante três meses foram recebidas amostras nas categorias natural e cereja descascado. Esta etapa contou com grande apoio do Incaper, Coopeavi, Cooabriel e Kubit Comércio de Café.

“Mantive o mesmo comprometimento do ano passado e o resultado está aqui. O café Conilon bem tratado apresenta qualidade de ponta e gradativamente ganha mais espaço no mercado”, destaca João Delpupo.

“Estou muito feliz com o resultado. É bom ter o trabalho reconhecido e valorizado. Agora vou seguir adotando ainda mais as boas práticas no trato de minha lavoura, para garantir melhor qualidade da produção e consequentemente maior remuneração”, comemora a cafeicultura Mariceia Bleirdson.

O III Prêmio Conilon Especial foi uma realização conjunta da Conilon Brasil, do Governo do Espírito Santo, Nestlé, Fertilizantes Heringer, Pinhalense, Coopeavi, Bryzer Comércio de Café, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN e prefeituras municipais.

Vencedores categoria Natural
1º Mariceia Aparecida Bleirdson – Cachoeiro de Itapemirim