11/09/2013 14h11 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Café: previsões se confirmam e safra será menor este ano



A terceira estimativa da safra de 2013 no Espírito Santo aponta para uma safra total de 11,7 milhões de sacas (60 kg), inferior em 6,44% à safra anterior que foi de 12,5 milhões de sacas. A produção será superior em 24,99% para o café arábica, que passa de cerca de 2,8 milhões de sacas para quase 3,5 milhões, mas cai em 15,46% no volume de café conilon, a principal espécie produzida no Espírito Santo, que neste ano ficará na faixa de 8,2 milhões de sacas, ante 9,7 milhões em 2012.

Esses são os dados oficiais anunciados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a partir de levantamento recente realizado no Espírito Santo pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper.

“Apesar da queda total, tivemos um ótimo acréscimo na safra do café arábica das Montanhas Capixabas, que é explicado pelos investimentos de boa parcela dos cafeicultores na renovação e revigoramento das lavouras sobre novas bases tecnológicas, dos bons tratos das lavouras em função da adequada remuneração dos cafés no ano anterior, além de condições climáticas mais adequadas em relação à safra anterior”, afirma Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

As lavouras dessa espécie de café têm potencial para incrementar ainda mais a produção, devido à inserção cada vez maior dos cafeicultores ao Programa Renovar Café Arábica, coordenado pelo Governo do Espírito Santo, e prevê uma série de ações para a ampliação do uso de boas práticas agrícolas.

“A queda do conilon, principalmente na região mais produtora do Norte Capixaba, ocorreu a partir de chuvas intensas e inadequadas no momento do florescimento, prejudicando assim a fertilização e formação de frutos. O clima ainda prejudicou a safra com pouca chuva e altas temperaturas no final da fase de formação e de enchimento de grãos. Com falhas na formação e no enchimento dos grãos, o reflexo direto foi produção menor, baixo rendimento de beneficiamento e qualidade inferior”, afirma Bergoli.

As lavouras de conilon possuem potencial para produções mais expressivas. No geral, as lavouras vêm sendo renovadas e revigoradas seguindo novas bases tecnológicas. Assim, expressivas áreas novas de café estão iniciando a produção e apresentando grande potencial de produtividade, e que se espera é retorno de recorde de produção nas próximas safras.

Comparativos das estimativas de safras cafeeiras do Estado do Espírito




Safra Brasileira

A produção brasileira de café na safra 2013 está estimada em 47,4 milhões de sacas (60 kg) de café beneficiado. O resultado representa uma redução de 6,46% (3,28 milhões de sacas) quando comparada com a produção de 50,83 milhões de sacas obtidas na temporada anterior. Deste total, a produção de café arábica é estimada em 36,6 milhões de sacas, sendo o maior produtor o estado de Minas Gerais, com 25,87 milhões de sacas.

Já a produção do conilon está estimada em 10,8 milhões, com o Espírito Santo liderando a produção desta espécie, com 8,21 milhões de sacas produzidas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard