18/03/2013 13h23 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Café orgânico: produção aumenta e aprovação dos consumidores também

O produto mais consumido no Brasil vem ganhando uma forma mais saudável: o café orgânico, produzido sem agrotóxicos, e que está caindo no gosto dos consumidores. Esse tipo de alimento pode ser encontrado nas feiras orgânicas da Grande Vitória e, em especial, nesta quarta-feira (20), na Praça do Papa, em Vitória, a partir das 17 horas.

A população pode encontrar o café orgânico tanto nas feiras como na própria região onde é produzido. O agricultor de Santa Maria de Jetibá, Admir Rossmann, destaca a sua importância: “produzo café orgânico certificado há 10 anos e vendo nas feiras de Barro Vermelho, Valparaíso, Praia da Costa, na Praça do Papa, em alguns supermercados de Santa Maria de Jetibá e em Itaguaçu”, destacou Rossmann.

O produtor ressalta que em sua propriedade os alimentos são produzidos de forma cautelosa e com todos os requisitos básicos de uma produção orgânica. O plantio é feito com um sistema de adubação de compostagem (palha de milho e de feijão orgânicos, também plantados na propriedade) que serve para fortalecer a planta contra doenças.

O cultivo do café orgânico realizado na propriedade em Santa Maria de Jetibá atende aos diversos mercados consumidores da Grande Vitória. Na terra, que é legalizada pela certificação orgânica, também é plantado milho, feijão e hortaliças para o consumo familiar. Há a criação de gado que produz leite orgânico, porém, o carro-chefe da produção é o café, que produz 23 sacas por hectare.

“Isso me faz, como produtor, permanecer na propriedade agrícola. É um produto com certificação orgânica de qualidade. Além disso, sigo as leis da agricultura orgânica que é a manutenção de nascentes, não poluição do meio ambiente, uso da energia solar para a secagem do café, evitando a queima de madeira que degrada o meio ambiente”, pontuou Admir.

Do cafezal ao cafezinho

A produção de café tem aumentado e, consequentemente, a do produto orgânico tem acompanhado a demanda. De acordo com o agricultor Admir, “o volume de pedidos de seu produto tem surpreendido, pois o custo da produção é maior que o convencional, mas a qualidade para o consumo é o grande destaque do alimento”, disse.

“Todo café tem o seu segredo, seja no preparo, no cultivo, na torrefação e na embalagem, pois um café de qualidade deve ser tratado com o máximo de cuidado possível para chegar à mesa do consumidor levando o prazer de se consumir um produto final que cause prazer durante o consumo”, finalizou Admir.

O café orgânico pode ser encontrado nas feiras orgânicas realizadas durante toda a semana na Grande Vitória.

Feiras orgânicas na Grande Vitória
Feira de Produtos Orgânicos do Barro Vermelho (Vitória)
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da Emescam
Horário de Funcionamento: sábado – 6h às 12h