07/09/2013 18h45 - Atualizado em 07/03/2017 15h28

Café de qualidade: produtores de conilon recebem prêmio em Santa Maria de Jetibá

Fotos: Assessoria de Comunicação/Seag

Cinco produtores rurais capixabas foram premiados, nesta sexta-feira (06), pela qualidade do café produzido. Os vencedores do III Prêmio Pio Corteletti – Conilon Descascado foram anunciados no encerramento da Semana Tecnológica da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), em Santa Maria de Jetibá, que marcou também os 49 anos da organização.

O evento contou com o apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“Somente o Espírito Santo produz, em quantidade e com qualidade, os dois principais tipos de café consumidos no mundo: conilon e arábica. O trabalho de melhoria da qualidade do café conilon é realizado pelo Governo do Espírito Santo por meio do Incaper, que este ano lançou três novas variedades clonais”, pontuou o secretário Enio Bergoli. “O cooperativismo capixaba está em sintonia com o Governo na luta pela melhoria da agricultura familiar e das condições de vida no interior”, completou.



Na entrega do prêmio também estiveram presentes o presidente da Coopeavi, Argeo Uliana, o prefeito Eduardo Stuhr, o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, o presidente das Organizações das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB-ES), Esthério Colnago, e outras autoridades.

“Quando produzimos o café com excelência conquistamos um lugar especial no mercado, além de ter o diferencial no preço do produto. Só quem tem amor e carinho pela atividade consegue fazer esse tipo de trabalho e enfrentar as dificuldades que surgem, como a queda dos preços”, afirmou Argeo Uliana.

Esse ano o prêmio recebeu um número recorde de amostras, somando 117. Cerca de 60% dos cafés inscritos passaram na primeira etapa do concurso, ou seja, 70 amostras foram classificadas. O município que mais teve amostras classificadas foi Afonso Cláudio (42 amostras), seguido de Itarana (11), Santa Teresa (07), Baixo Guandu (5), Itaguaçu (02), Cachoeiro de Itapemirim (01), São Gabriel da Palha (01) e São Roque do Canaã (01).

O grande vencedor do concurso foi o agricultor João Delpupo, de Afonso Cláudio, que recebeu o valor de R$ 5 mil. “Este prêmio é uma grande motivação para continuar investindo na qualidade do café. Estou descascando o conilon há dois anos e não pretendo parar porque vemos o resultado”, declarou.

Vencedores:
1º lugar: João Delpupo (Afonso Cláudio)
2º lugar: Rosa Delpupo Ribeiro (Afonso Cláudio)
3º lugar: José Brás Ortelan (Santa Teresa)
4º lugar: Leonel Luiz Teixeira (Afonso Cláudio)
5º lugar: Rodney Borges da Silva (Afonso Cláudio)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/SeagES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard