07/11/2013 12h47 - Atualizado em 07/03/2017 15h35

Café das Montanhas Capixabas é tema de evento em Domingos Martins

Café capixaba com sotaque alemão. É o Encontro de Cafeicultores das Montanhas Capixabas - II Kaffeefest, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Prefeitura Municipal de Domingos Martins. O evento termina nesta sexta-feira (08), em Domingos Martins.

Durante o evento, são realizados cursos, oficinas, além de palestras técnicas com informações úteis a todos os envolvidos na cadeia produtiva do café das montanhas capixabas. Segundo o chefe do escritório local do Incaper, Marcus Rocha de Barros, o evento é uma forma de superar as dificuldades enfrentadas no dia a dia. “Nossos agricultores dependem do campo e sabemos que este setor possui variações no valor do produto, buscamos ensinar para que eles possam passar pelo momento sem muitas perdas. Vamos ensinar as informações técnicas e adequar dentro da realidade deles”, ressaltou.

Um dos objetivos é apresentar aos produtores maneiras de agregar valor à colheita e, assim, garantir renda extra. No curso de culinária do café, os participantes observaram que com o café é possível criar doces, compotas, licores e diversas outras iguarias. O grão de uma das bebidas mais apreciadas do mundo também poder ser utilizada para a produção de chás e xaropes medicinais.

O curso de colheita e pós-colheita ensina para o produtor técnicas adequadas para garantir qualidade desde a lavoura até a xícara. Além da importância do manejo e da colheita na qualidade do café, temas como nutrição e adubação do cafeeiro, realidade e perspectivas da comercialização de café também são abordados no evento. “Ficamos entusiasmados com a procura por vagas, o número realmente superou a nossa expectativa, mas isso mostra o quanto nossos produtores querem se manter informados e atualizados com o mercado”, disse Barros.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br