10/09/2013 11h16 - Atualizado em 07/03/2017 15h28

Café capixaba é apresentado ao mundo

O café “Espírito”, um blend metade arábica, metade conilon, foi apresentado ao mundo nessa segunda-feira (09) durante a Semana Internacional de Café, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O pré-lançamento foi feito pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O café possui um diferencial: é completamente produzido no Espírito Santo. Desde o plantio, passando pela colheita, até os processos de beneficiamento, torrefação e moagem, todo o processo de produção do “Espírito” envolve agentes da cadeia produtiva da cafeicultura capixaba. “Este é um blend limitado. Existem apenas dois mil pacotes do café “Espírito”. Os lotes foram pequenos e dificilmente será possível produzir um café exatamente igual a este”, disse Daniel Piazzini, gerente executivo de marketing da Coopeavi.

Outra novidade é que a história dos cafeicultores envolvidos na produção do café “Espírito” está contada na embalagem. Uma forma de fazer com que o consumidor conheça a origem do blend. Dois dos produtores envolvidos estavam presentes na solenidade de pré-lançamento, que reuniu também autoridades mineiras e capixabas. “Todos acreditaram no café ‘Espírito’. A Meridiano, a Coopeavi, o Governo do Espírito Santo e os produtores investiram e valorizaram o café capixaba”, acrescentou Piazzini.

Na sala de prova, as qualidades sensoriais do café “Espírito” foram atestadas mais uma vez. “As pesquisas do Incaper permitiram que as características sensoriais, que antes existiam só no arábica, fossem valorizadas também no nosso conilon”, orgulhou-se Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo.

O lançamento do café “Espírito” será realizado no próximo dia 25 de setembro no supermercado Carone, em Vitória. “A ideia é levarmos os produtores até o supermercado. Desta forma, os consumidores conhecem de perto quem é que produz o café capixaba”, finalizou Piazzini.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard