09/11/2015 15h11 - Atualizado em 07/03/2017 15h12

Cadeia produtiva do morango é tema de trabalho do Pedeag 3

O município de Santa Maria de Jetibá recebe, nesta terça-feira (10), a oficina de trabalho do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, o Pedeag 3, que abordará o cenário do morango na região. O encontro com as entidades e instituições ligadas ao setor acontece, às 15 horas, na Subprefeitura de Santa Maria de Jetibá.

O cultivo do morango é uma atividade de grande importância social e econômica para o Espírito Santo. A cultura gera cerca de 35 toneladas por hectare ao ano, rendendo cerca de R$ 63 milhões. Os municípios que se destacam no plantio são: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Castelo e Afonso Cláudio.

O morango é rico em vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio e sódio. É um excelente antioxidante, o que contribui para o tratamento de problemas do aparelho digestivo como a gastrite. O consumo do morango evita hemorragias e a fragilidade dos ossos, além de ajudar na cicatrização. O morango ainda age contra infecções e contribui para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

Pedeag 3
As prioridades e diretrizes para o desenvolvimento do setor agrícola até 2030 estão sendo definidas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em conjunto com produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio. Até o final de novembro, serão realizadas 52 oficinas de trabalho em todas as regiões do Espírito Santo, que servirão de base para a formulação do Pedeag 3.

O Pedeag é um instrumento de análise do cenário atual e futuro que visa estabelecer estratégias e iniciativas que possam ser planejadas, geridas e implantadas.

Serviço:
Oficina de trabalho Pedeag3

Assunto: Morango
Data: 10/11/2015
Local: Subprefeitura de Santa Maria de Jetibá.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões