30/09/2015 14h33 - Atualizado em 07/03/2017 15h10

Cadeia produtiva da madeira de eucalipto em debate no município de Santa Teresa e Região

No dia 8 de outubro, a Prefeitura Municipal de Santa Teresa, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Sindicato Rural de Santa Teresa, vão promover o I Seminário sobre a cadeia produtiva da Madeira de Eucalipto no município de Santa Teresa e Região.

O seminário terá como principais objetivos contextualizar o plantio de eucalipto nas pequenas propriedades, com a inserção de tecnologias modernas e sustentáveis, visando a produtividade e produto de qualidade, adequado aos vários mercados consumidores, expor as oportunidades de uso múltiplo da madeira de eucalipto, saber mais sobre as empresas que processam essa madeira e discutir sobre os custos e oportunidades de mercado dessa cadeia produtiva.

Segundo a extensionista e engenheira florestal do Incaper Ranusa Coffler, um dos gargalos da atividade é a alta quantidade de resíduos gerados no processo de desdobramento de madeira, como o pó de serra, as cascas e os aparos. Segundo ela, eles se tornam um problema ambiental e precisam ter uma destinação correta.

“Os resíduos são destinados às cerâmicas e granjas. Mas devido ao crescimento da atividade e investimentos em tecnologia nos maquinários, o volume de madeira serrada ampliou-se e com isso existe um excedente de resíduos que precisa de outra destinação”, ressalvou Ranusa.

O professor e pesquisador da Universidade de Brasília, Waldir Quirino, é um dos palestrantes e vai orientar os produtores quanto ao aproveitamento de biomassa e resíduos da indústria madeireira.

As oportunidades e usos da madeira de eucalipto também serão debatidos em mais uma palestra. Segundo a extensionista, este é mais um obstáculo que deve ser superado. “Hoje estamos apenas com o mercado de paletes e caixotaria, mas é possível perceber que com a melhoria da qualidade da madeira podemos ter produtos com um maior valor agregado que vai contribuir para a indústria de eucalipto e aumentar a renda do produtor”.

O seminário também vai contar com uma palestra sobre legislação ambiental e a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os produtores rurais, além de técnicas de colheita de madeira e debates relacionados à atividade. O evento é aberto aos produtores rurais, empresários e interessados no plantio de eucalipto com objetivos de renda e composição da propriedade rural.

Eucalipto em Santa Teresa e Região

Atualmente Santa Teresa conta com uma área de 11 mil hectares plantados com eucalipto e a atividade está presente, em média, em 1700 propriedades, atendendo a um percentual de 60% das famílias. De acordo com Ranusa Coffler, após as orientações técnicas do Incaper a produção de eucalipto cresceu no município.

Com a ampliação dos plantios aumentou produção de embalagens para os hortifrutigranjeiros; surgiram diversas indústrias de desdobramento de madeira que suprem as demandas das embalagens das frutas e verduras, também conhecidas como caixotarias.

Hoje o município conta com aproximadamente 31 agroindústrias de desdobramento de madeira que se fortalecem cada vez mais. Nelas são produzidas caixotarias e paletes que são utilizados para a acomodação de cargas para indústrias de bebidas e de produtos alimentícios. Santa Teresa e Região são referência na produção de paletes.

Crescimento de Eucalipto

Em 1982 surgiu o Programa de Reflorestamento de Pequenos e Médios Imóveis Rurais (Repemir), em um convênio do Incaper com o Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF), em parceria com diversos jovens das comunidades rurais de Santa Teresa.

Toda madeira que era utilizada para cerca, lenha e outras construções, era tirada da mata na nativa. A partir deste cenário, o objetivo foi dotar as pequenas e médias propriedades de áreas de plantio florestal - maciços florestais - para diminuir a pressão na mata nativa, com o intuito de preservação e ter uma madeira de reflorestamento nas propriedades.

Serviço:

Data: 08/10/2015
Horário: 07h30min às 18h00
Local: Auditório do Museu de Biologia Professor Mello Leitão – Instituto Nacional da Mata Atlântica – Avenida José Ruschi, Centro, Santa Teresa – ES.
Mais informações: (27) 3259-1312.

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27) 3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf, Ceasa)