28/10/2015 07h59 - Atualizado em 07/03/2017 15h11

Cadeia produtiva da apicultura é tema de oficina do Pedeag 3 em Fundão





Representantes de associações, cooperativas e produtores rurais participam nesta quarta-feira (28), às 14h, na Câmara Municipal de Fundão, da oficina do Pedeag 3 para discutir a cadeia produtiva da apicultura.

O especialista convidado é o engenheiro agrônomo, mestre em agronomia, apicultor e chefe do escritório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do município de Águia Branca, Eduardo Tigre do Nascimento, que falará sobre os desafio e perspectivas para a cadeia produtiva da apicultura na região.

De acordo com dados da Federação de Apicultores do ES, existem 250 famílias produtores de mel no Estado. Ao todo, somam-se 750 envolvidos direta ou indiretamente com a atividade. A produção anual é de 500 toneladas. A produção média de uma colmeia é de 25 a 30 kg.

O Pedeag 3

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) está definindo as prioridades do setor agrícola para os próximos 15 anos. O Pedeag 3 conta com a participação de representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio, produtores rurais, pesquisadores, professores e lideranças cooperativistas e de associações produtivas. São mais de 50 oficinas de trabalho, que servirão de base para a construção do Planejamento Estratégico da agricultura capixaba.

Durante as oficinas, os participantes recebem um questionário de avaliação dos principais desafios e oportunidades de sua cadeia produtiva específica. Todo esse material recolhido presencialmente e também pela internet (www.pedeag.es.gov.br) será usado para subsidiar a elaboração do Pedeag 3, que contará ainda com entrevistas qualitativas que serão feitas com mais de 100 especialistas. Até agora, mais de 2,5 mil pessoas já passaram pelas oficinas e mais de 1,5 mil questionários foram respondidos.

O Pedeag 3 será formulado a partir da análise de cenários e da elaboração de diagnósticos, identificando oportunidades e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo planos de ação e projetos, com foco na geração de melhores resultados para o agronegócio capixaba. Tudo isso alinhado com a análise de temas transversais, tais como capital humano, sustentabilidade, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outras.

O primeiro Pedeag foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura elaborou o Novo Pedeag, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas. O Pedeag 3 vai atualizar as diretrizes e metas, com base nos pilares do empreendedorismo, da sustentabilidade e da inovação.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27)3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa)
Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Vanessa Capucho
Telefones: (27) 3636-3673/59/ (27)98817-4783
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard