18/09/2013 14h36 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Beterraba está em período de oferta no mercado da Ceasa/ES

A beterraba está em safra e é encontrada no mercado das Centrais de Abastecimento do Espirito Santo (Ceasa/ES) com o preço médio cotado a R$ 0,50 o quilo. Nas últimas duas semanas, o crescimento nas vendas do vegetal aumentou em 13,4%. A caixa de 20 quilos é comercializada em média a R$ 10,00.

Segundo dados do Setor de Estatística da Ceasa/ES, de janeiro a agosto deste ano foram 3.418.456 quilos comercializados no entreposto central, em Cariacica. Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Afonso Cláudio, Santa Leopoldina e Domingos Martins são os municípios que mais ofertam no entreposto.

Saúde

Segundo a nutricionista Gabriela Rebello, a beterraba contém folacina, mais conhecido como ácido fólico, carotenoides, betacaroteno e um fitoquímico bioflavonoide, que é um poderoso antioxidante que potencializa a atividade da vitamina C. Além disso, protege as células hepáticas, reduz o colesterol e é anticancerígeno.

“Pela sua grande concentração de antioxidantes é muito consumida também pelos pacientes com câncer, pois ajuda a reduzir os efeitos secundários da quimioterapia e aumenta a eficácia do tratamento. Contém ainda vitaminas A, B1, B2, B5 e minerais. A beterraba é um alimento pouco calórico 100 g crua, por exemplo, corresponde a 49 kcal e cozida corresponde a 33 kcal ”, explica.

No vegetal é encontrado também o nitrato, que tem o poder de melhorar o fluxo do sangue e do oxigênio no corpo, contribuindo na circulação sanguínea e diminuindo os riscos de AVE (Acidente Vascular Encefálico). Na gastronomia pode ser consumida em forma de bolo, sucos, saladas, sopas e purês. O suco feito com beterraba aumenta a resistência física sendo considerado tônico e diurético, auxiliando no combate à litíase renal, pois descongestiona as vias urinárias.

Cuidados

Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, para isso deve ser mantida em local fresco e sombreado. Na geladeira, embalada em saco de plástico perfurado, tem resistência de até quinze dias. Para quem gosta de guardá-la descascada, ralada ou picada, a durabilidade é reduzida em três ou quatro dias.

Na hora de escolher o vegetal é necessário observar se o corpo da beterraba está intacto, de cor vermelho intenso, sem rachaduras, folhas com aspecto liso e brilhantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Texto: Rafaely Lyra
Facebook: facebook.com/CeasaES
Twitter: @CeasaES Youtube: CeasaES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard