03/09/2013 15h13 - Atualizado em 07/03/2017 15h28

Banana maçã tropical é recomendada a produtores capixabas

Fotos: Thiago Guimarães/Secom-ES


Nesta terça-feira (03), cerca de 500 pessoas, entre produtores rurais, técnicos, estudantes e autoridades municipais e estaduais, conheceram a banana ‘tropical’, cultivar do tipo maçã, recomendada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A cultivar é mais uma alternativa economicamente viável com sabor semelhante à banana maçã tradicional, porém, mais resistente a pragas e doenças. O evento foi realizado no Parque de Exposições Reginaldo Roque Giori, em Alfredo Chaves.

“Quando chegamos ao ponto de recomendar o cultivo de uma nova variedade, sabemos que há uma longa trajetória de pesquisa e melhoramento, realizada pela nossa competente equipe do Incaper – e quero parabenizar a todos os profissionais que se dedicaram para viabilizar esse momento. Com o nosso trabalho e os recursos naturais, o campo no Espírito Santo torna-se cada vez mais esse celeiro, essa riqueza de diversidades, que gera oportunidades e renda para muitos, nas mais variadas regiões. Não há desenvolvimento sem investimentos na área rural e, por isso, todos os nossos incentivos aos produtores rurais”, destacou o governador.



Para o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, a banana maçã tropical tem sabor, é produtiva, gera empregos, tem valor comercial e resiste a pragas e doenças. “Essas características tornam essa tecnologia apropriada inclusive para regimes orgânicos e agroecológicos de produção sustentável em todas as frentes de desenvolvimento, como social, econômica e ambiental. Conserva a vida e preserva o meio ambiente", afirmou Enio.

“A banana é uma das frutas mais populares do Brasil. É bastante aceita no mercado e seu cultivo possui impactos ambientais reduzidos. O fato de o Espírito Santo se destacar no mercado de frutas deve-se, em grande medida, às entregas feitas pelo Incaper, como é o caso da recomendação da banana ‘tropical’. Trata-se de conhecimento, ciência, tecnologia e inovação no campo, que têm possibilitado a melhoria da qualidade dos produtos da agricultura familiar capixaba”, explicou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Produtores recebem mudas para iniciar produção

Mudas da banana ‘tropical’ foram entregues a produtores de diversos municípios capixabas. A expectativa é de que essa cultivar seja bastante aceita no mercado. Para o agricultor da comunidade do Quarto Território, em Alfredo Chaves, Jamil Lorenzini, a banana ‘tropical’ representa uma oportunidade de ampliação da renda.

“Creio que a banana ‘tropical’ seja mais resistente, pois a banana maçã foi quase extinta por causa de doenças. Temos a expectativa de melhorar a produção e a renda”, disse Jamil. Atualmente, ele produz 350 caixas mensais da banana ‘prata’ e da ‘japira vitória’.

A mesma expectativa foi apresentada pelo agricultor da comunidade de São José, em Iconha, Marcos Monte. “Estou participando do encontro para conhecer mais esse tipo de banana e sua demanda de mercado. Para mim, a banana é um bom negócio, pois atualmente o produto está bem valorizado”, explicou. No último mês, a propriedade de Marcos chegou a produzir 700 caixas de banana ‘Nanica’ e ‘Pacovan’.

Palestras técnicas orientam boas práticas para cultivo de banana

No Encontro Técnico da Cultura da Banana, ocorreram palestras técnicas com pesquisadores do Incaper. O manejo e a adubação da bananeira foram abordados pelo doutor em Fitotecnia, Luiz Carlos Santos Caetano. “A banana é uma cultura exigente em relação a nutrientes. Por isso, é preciso fazer permanentemente a análise de solo. Também é necessário ter bastante cuidado no controle de pragas. Deve-se observar as várias etapas de controle, priorizando-se inicialmente o controle biológico”, explicou Caetano.

Já o doutor em Fitopatologia e chefe da área de pesquisa do Incaper, José Aires Ventura, mencionou a trajetória do Instituto nas pesquisas relacionadas à banana no Estado. “O Incaper vem, desde 1976, desenvolvendo pesquisa científica e ações direcionadas para a introdução, avaliação e seleção de novas cultivares de bananeira, resistentes às principais doenças, produtivas e com potencial econômico para o Espírito Santo, incluindo as do tipo ‘maçã’. Dessa forma, tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado, o que se confirma, mais uma vez, pela recomendação da banana-maçã tropical”, explicou José Aires Ventura.

Ele também disse que, no Espírito Santo, na década de 1960, as lavouras comerciais de banana tiveram grande importância. Entretanto, devido à elevada suscetibilidade da bananeira ‘maçã’ à doença mal-do-panamá, causada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense, que provoca o colapso e morte das plantas, houve, na área de seu cultivo, a substituição pela bananeira ‘prata’, uma vez que esta é mais tolerante, porém, igualmente suscetível ao mal-do-panamá. Dessa forma, a partir da década de 1970, a banana-maçã foi dizimada ao longo dos anos pela doença e deixou de ser produzida de forma comercial, estando atualmente restrita a algumas pequenas áreas.

O fomento de mudas para a fruticultura no Espírito Santo também foi abordado pela doutora em Fitotecnia e coordenadora do Programa de Fruticultura do Incaper, Adelaide Santana da Costa. “A qualidade das mudas é o primeiro passo para uma boa produção. Por isso, as mudas distribuídas aos produtores rurais nos diversos ramos da fruticultura têm respaldo técnico do Incaper, Idaf e demais instituições parceiras responsáveis pela sanidade”, explicou Adelaide.

Fazenda destinada a pesquisas agropecuárias

Durante o Encontro Técnico da Cultura da Banana do Estado do Espírito Santo, foi assinado um contrato de concessão de uso celebrado entre a Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves e o Incaper para desenvolvimento de pesquisa agropecuária na Fazenda Experimental de Alfredo Chaves.

Na localidade, serão desenvolvidas pesquisas com espécies frutíferas e florestais, como variedades de banana, café, seringueira, citrus e palmáceas. Além disso, o local abriga a estação meteorológica em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).





Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard