21/03/2013 13h36 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Associações de agricultores orgânicos recebem máquinas para reforçar a produção



Produtores de alimentos orgânicos de 16 associações capixabas receberam equipamentos agrícolas para ampliar a qualidade e a quantidade do cultivo no Estado. Nesta terça-feira (05) foram entregues 80 roçadeiras e 18 triturados para agricultores de 13 municípios. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) investiu R$ 131.975,30 na aquisição das máquinas.

O repasse das roçadeiras e trituradores de galhos é uma ação do Projeto Fortalecimento da Agricultura Orgânica, integrante do Programa ‘Vida no Campo’, principal ação de desenvolvimento da agricultura familiar capixaba. O evento foi realizado na sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Bento Ferreira, Vitória.

Segundo o secretário Enio Bergoli, a entrega representa um importante avanço para o seguimento da agricultura orgânica por diminuir a força de trabalho e o tempo utilizado pelo o agricultor. “Esta é uma medida para marcar um pouco menos as mãos do homem do campo. Temos de usar tecnologia para aumentar a produtividade e diminuir o esforço. Para desenvolver este tipo de atividade, temos o nosso Programa ‘Vida no Campo’, que é o mais estruturado programa de apoio à agricultura familiar no Brasil e que tem uma vertente totalmente voltada para o incentivo à produção agroecológica”, afirmou o secretário.


As entregas vão incentivar o aumento da produção orgânica no Estado. Com os equipamentos, a capina é substituída pela roçada, uma alternativa para manter o solo coberto. Os trituradores vão auxiliar os produtores na adubação do solo, moendo os galhos de poda e os restos da vegetação que foram cortados pela roçadeira ainda verdes para serem depositados no solo.

“O Incaper está à disposição dos agricultores orgânicos e para os que querem iniciar este tipo de prática, oferecendo a assistência técnica necessária. Um dos desafios da agricultura familiar e orgânica é superar o preconceito que relaciona a atividade com atraso tecnológico e este é um momento em que o produtor pode encontrar diversos equipamentos para facilitar o trabalho”, considerou o presidente do Incaper, Evair Vieira de Mello.

“Vivemos em uma época em que se discute a produção de alimentos e a preocupação com a oferta deles. A agroecologia é fundamental para o desenvolvimento sustentável com uma produção de qualidade e o Governo está levando o conhecimento necessário para o os agricultores adotarem as práticas orgânicas, além de estarmos ajudando a arcar com os custos da certificação orgânica”, afirmou o gerente estadual de Agricultura Orgânica, Decimar Schultz.

As associações beneficiadas são dos municípios de Alto Rio Novo, Boa Esperança, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Ibitirama, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Nova Venécia, Pedro Canário, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá e São Mateus.

“A agricultura orgânica precisa desse incentivo que estamos recebendo aqui hoje com a entrega dessas máquinas, pois não precisaremos trabalhar somente com a mão. A valorização da agricultura orgânica é importante porque é a atividade que põe o alimento de qualidade na mesa do consumidor”, afirmou José Luiz Pilon, presidente da Associação Veneciana de Agroecologia, uma das beneficiárias.

Associações beneficiadas:

- Associação Veneciana de Agroecologia (Nova Venécia)
- Associação de Amparo Social, Educacional e Reabilitação de Dependentes Químicos (Nova Venécia)
- Associação dos Camponeses e Camponesas Agroecológicos
de Boa Esperança e Região Esperança Viva (Boa Esperança)
- Associação dos Produtores Orgânicos de Mantenópolis
- Associação dos Produtores Orgânicos de Alto Rio Novo
- Associação de Agricultores Familiares de Cachoeiro de Itapemirim
- Associação de Agricultores Agroecológicos de Cariacica
- Amparo Familiar (Santa Maria de Jetibá)
- APSAD-VIDA (Santa Maria de Jetibá)
- Associação de Produtores de Leite e Derivados do Distrito de Garrafão (Santa Maria de Jetibá)
- Associação dos Produtores de Leite de Ibitirama
- Associação de Agricultores Familiares do Município de Jaguaré
- Associação de Agricultores Familiares da Comunidade Espírito Santo (São Mateus)
- Associação dos Agricultores Agroecológicos de Rio Bananal
- Associação Grupo Seriema – Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Sustentável (Laranja da Terra)
- Grupo Agricultores Agroecológicos (Pedro Canário)

Principais produtos Orgânicos do ES

Abobrinha, abóbora madura, agrião, aipim, alface, banana prata, banana da terra, batata doce, batata inglesa, brócolis, cachaça, café, cebolinha, cenoura, chuchu, coentro, couve folha, couve flor, espinafre, ervilha, inhame, laranja, mamão, manga, milho verde, morango, ovo caipira, pepino, quiabo, repolho verde, salsa, tomate, vagem.

A comercialização da produção orgânica tem forte característica de venda direta ao consumidor em feiras livres (06 na Grande Vitória e 08 feiras no interior do Estado); PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Conab; PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os produtos orgânicos também são comercializados em lojas especializadas para o setor.

Municípios atendidos e que desenvolvem atividades agroecológicas

Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Boa Esperança, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Ibatiba, Iconha, Iúna; Irupi, Jaguaré, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Muqui, Nova Venécia, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, São Mateus e Venda Nova do Imigrante, Pedro Canário, Rio Bananal, Atílio Vivácqua, Dores do Rio Preto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
www.twitter.com/seages
www.facebook.com/SeagES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard