02/09/2013 04h53 - Atualizado em 07/03/2017 15h28

Asfalto em estrada rural de Afonso Cláudio

Fotos: Romero Mendonça/Secom-ES

A estrada que liga a ES-165 à comunidade de Cachoeira Rio da Cobra, em Afonso Cláudio, recebeu asfalto e a inauguração foi neste sábado (31). A obra foi realizada dentro do Programa ‘Caminhos do Campo’, do Governo do Espírito Santo, e o investimento foi de R$ 2,7 milhões.

A estrada, que possui 5,8 quilômetros, recebeu o nome de Rodovia Martinho Roncetti. Com a pavimentação, os moradores deram adeus à poeira e à lama, além de serem beneficiados com a melhoria no deslocamento e transporte da produção agrícola.

“Esses são mais investimentos que confirmamos para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no interior do Espírito Santo. O Programa ‘Caminhos do Campo’ valoriza e muda a realidade das comunidades e incentiva também o agroturismo. É investindo na agricultura que conseguiremos gerar oportunidades para grande parte dos municípios capixabas”, destaca o governador Renato Casagrande.



“As estradas pavimentadas facilitam o trabalho diário dos agricultores e geram mais oportunidades. O ‘Caminhos do Campo’ é uma referência de sucesso, pois a pavimentação dos trechos incentiva o desenvolvimento de novos negócios nas comunidades do interior”, ressalta o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

Na região de Cachoeira Rio da Cobra se destacam o cultivo do café e de cereais e a pecuária. “Este é um sonho muito antigo da nossa comunidade, que sofreu bastante com as dificuldades da estrada sem asfalto nas épocas de chuva. Aqui já tínhamos de tudo, comércio, igreja, lugar de convivência, só nos faltava o asfalto”, informou o morador João Roncetti da Cruz.

Durante o evento realizado em Cachoeira Rio da Cobra, o Governo do Espírito Santo também deu a ordem de serviço para a instalação da rede elétrica trifásica no distrito de São Francisco, com cinco quilômetros de extensão.

Esse reforço na rede elétrica vai beneficiar 25 famílias de produtores rurais da Associação dos Agricultores Familiares de Quatro Córregos que poderão instalar equipamentos e máquinas que precisam de uma energia mais forte, como descascadores, secadores, sistemas de irrigação, entre outros. O investimento é de R$ 118 mil.

O governador Renato Casagrande também autorizou a inclusão das comunidades de Serra Pelada e Pontões, também em Afonso Cláudio, no próximo edital do Programa ‘Comunicação no Campo’ para instalar telefonia móvel e internet 3G nas localidades. O edital será publicado em setembro de 2013.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard