21/09/2013 18h29 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Áreas rurais de oito municípios já contam com telefonia móvel e Internet

Fotos: Thiago Guimarães/Secom

O Governo do Espírito Santo completou nessa sexta-feira (20) a instalação dos serviços de telefonia móvel e Internet 3G em oito comunidades rurais de sete municípios capixabas.
Agora Barra do Mangaraí (Santa Leopoldina) e Garrafão (Santa Maria do Jetibá) se juntam a São Jorge Tiradentes (Rio Bananal), Conceição do Muqui (Mimoso do Sul), Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), Córrego Moacir (Governador Lindenberg), Laginha de Pancas e Vila Verde (Pancas) como as primeiras localidades rurais do Espírito Santo e do Brasil a contar com a oferta de sinais de celular e Internet à população, a partir de investimentos públicos.

“Esse é um trabalho inédito no Brasil que vai contribuir e muito para chegarmos ao nosso objetivo, que é promover o desenvolvimento equilibrado em nosso Espírito Santo, para que as pessoas possam ter a oportunidade de escolher onde querem viver. Os investimentos não param por aqui. Estamos com muitas realizações e vamos continuar avançando para melhorar cada vez mais a infraestrutura em todas as regiões”, destaca o governador Renato Casagrande.

Para completar o projeto piloto de implantação de telefonia e Internet, falta apenas concluir a instalação nas localidades de Pedra Menina (Dores do Rio Preto) e Vinhático (Montanha), o que está programado para a próxima semana.

Realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Comunicação no Campo’, com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, nessas 10 localidades os serviços vão beneficiar aproximadamente 36 mil pessoas.

Fotos: Léo Júnior/Seag

“Saímos na frente do Brasil com esse modelo para levar comunicação de qualidade para as áreas rurais. Agora vamos trabalhar, ainda mais, para levar esses serviços ao grupo muito maior de localidades e numa outra etapa a todo o interior do Estado”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Os serviços instalados nas comunidades colocam à disposição da população rural Serviço Móvel Pessoal (SMP), com tecnologia mínima GSM-EDGE e 3G, da operadora Vivo, que venceu o chamamento público para instalar os serviços. A meta da Seag é levar esses serviços para toda área rural do Espírito Santo.

“Só temos a agradecer, do fundo do coração, a quantidade de investimentos que vêm sendo realizados pelo Governo do Estado aqui em Santa Leopoldina. Nosso município é tipicamente agrícola, com mais de 80% da população ocupada na agropecuária. Investimentos como esse e os outros que são realizados só contribuem para fortalecer a nossa gente”, comemora o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endringer.

Novo edital

A Secretaria de Estado da Agricultura vai publicar nesta segunda-feira (23), um novo edital para instalar os serviços de telefonia móvel e Internet 3G em mais 71 localidades rurais de todas as regiões do Espírito Santo.

O anúncio das comunidades e municípios beneficiados será também nesta segunda, às 9h30, no Parque de Exposições de Carapina, na Serra.

A ação faz parte do programa ‘Comunicação no Campo’, realizado pela Seag, para levar às comunidades rurais os mesmos serviços de qualidade que existem nos grandes centros urbanos.

Com os serviços em operação, a população rural passa a ter uma comunicação mais ágil e eficiente, com acesso facilitado aos serviços de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e às informações referentes ao mercado agrícola, maior potencial para geração de renda do agronegócio capixaba, com a possibilidade de atingir novos mercados e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios, principalmente relacionados ao agroturismo e às agroindústrias.

A meta da Seag, gradativamente, é implantar telefonia móvel e transmissão de dados nos principais distritos do Espírito Santo, ampliando a oferta dos serviços à população rural capixaba que, atualmente, segundo o IBGE, é de 583.480 habitantes.

Fotos: Thiago Guimarães/Secom

Mike Figueiredo