04/07/2014 12h13 - Atualizado em 07/03/2017 15h44

Áreas rurais de Jaguaré, Vila Pavão e Boa Esperança estão com novos sistemas de comunicação

Milhares de capixabas dos municípios de Boa Esperança, Vila Pavão e Jaguaré já contam com alternativas modernas, caso estejam distantes das televisões, para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo. O Governo do Espírito Santo inaugurou nesta quinta-feira (03) os serviços de telefonia móvel e Internet 3G nas regiões de Sobradinho, Praça Rica e Giral.

Ao todo, 20 comunidades rurais e aproximadamente 11 mil pessoas serão beneficiadas e agora podem ter acesso aos sinais para uso de telefones celulares, smartphones, computadores e outros aparelhos de informática e comunicação.

Por telefone, o governador Renato Casagrande inaugurou oficialmente os novos serviços nas três regiões e, nos três pronunciamentos, destacou a importância de equilibrar os investimentos entre o interior e as áreas urbanas. “Esses investimentos não são privilégio de apenas um município ou uma região. Eles são comuns em todo o Espírito Santo. Trabalhamos de modo planejado e organizado para garantir benfeitorias importantes e estratégicas para melhorar sempre a infraestrutura disponível em todo o Estado”, destaca o governador Renato Casagrande.

A telefonia móvel e a Internet 3G nas regiões de Sobradinho, Praça Rica e Giral foram instalados dentro das ações do Programa Comunicação no Campo, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com investimentos na ordem de R$ 900 mil.

“O Espírito Santo está alguns passos à frente aos outros estados do Brasil em termos de investimentos em áreas rurais. Com esses novos sistemas de comunicação, as comunidades do interior capixaba estão entrando definitivamente no século XXI, com as mesmas tecnologias disponíveis nas grandes cidades”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Muito concorridos nos três municípios, os inícios das operações dos sistemas foram comemorados pelos prefeitos de Boa Esperança, Romualdo Milanese, de Vila Pavão, Eraldino Tesch, e de Jaguaré, Rogério Feitani.

“O povo esperancense está muito feliz, tenho certeza disso. Basta olhar para o semblante de quem está aqui hoje. Os investimentos que recebemos são fundamentais para nossa região e para todo o interior capixaba. O governador Renato Casagrande e sua equipe estão de parabéns. Só temos que agradecer e trabalhar para que esse modelo de administração prossiga por muito mais tempo em nosso Estado”, afirma o prefeito de Boa Esperança Romualdo Milanese.

Os novos sistemas de comunicação contam com tecnologia da operadora Vivo, vencedora do chamamento público realizado pela Seag para melhorar a infraestrutura, ainda em 2014, de 71 regiões rurais de 60 municípios capixabas, com investimento de R$ 21,4 milhões.

Caminhões e trator também são entregues

Nas mesmas solenidades desta quinta-feira (03), a Seag também confirmou a entrega de um trator agrícola à prefeitura de Boa Esperança. A máquina foi adquirida por intermédio de convênio com o Ministério da Agricultura, após indicação parlamentar federal.

O município de Vila Pavão foi contemplado com um caminhão com carroceria de madeira, adquirido por intermédio de emenda parlamentar estadual, e um caminhão baú isotérmico, adquirido por meio de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Já Jaguaré recebeu da Seag também um caminhão baú isotérmico, repassado à prefeitura, para atender aos produtores familiares.