14/09/2013 15h43 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Área rural de Rio Bananal é a primeira do Brasil a receber telefonia móvel e Internet 3G com recursos públicos

Fotos: Romero Mendonça/Secom

O Governo do Espírito Santo inaugurou neste sábado (14) a instalação da telefonia móvel e Internet 3G na região da comunidade rural de São Jorge de Tiradentes, em Rio Bananal. Os serviços foram realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Comunicação no Campo’.

Além de São Jorge de Tiradentes, mais nove comunidades de outros municípios terão os serviços inaugurados ainda no mês de setembro. O investimento total da Seag para a implantação dos serviços foi de R$ 3 milhões.

Fotos: Léo Júnior/Seag

A solenidade, realizada na sede do distrito, contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do prefeito de Rio Bananal, Edmilson Elisiário, de prefeitos dos municípios vizinhos, da gerente Regional da Vivo no Espírito Santo, Erica Nápoles, de parlamentares Federais e Estaduais, outras autoridades, lideranças da região e comunidade.

O governador Casagrande lembrou que as estradas são fatores de integração, de desenvolvimento, e que, da mesma forma, a comunicação por telefone móvel e a Internet são essenciais para garantir um futuro melhor para quem vive no campo.

"Nosso desejo é levar sinal de Internet e telefonia a todos os cantos do Estado, porque qualidade de vida é essencial para quem decide viver no campo, e a tecnologia também garante essa condição. Hoje o distrito de São Jorge de Tiradentes, em Rio Bananal, está conectado com o mundo, graças a essa iniciativa pioneira em todo o país, uma ideia capixaba. Na primeira etapa são dez localidades e, em seguida, mais 71 distritos espalhados pelo Espírito Santo também terão acesso à comunicação e à informação", completou o governador Renato Casagrande, que para inaugurar oficialmente os serviços fez uma ligação em público para sua mãe, que estava em Vitória.

Os serviços instalados nas comunidades colocam à disposição da população rural Serviço Móvel Pessoal (SMP), com tecnologia mínima GSM-EDGE e 3G, da operadora Vivo, que venceu o chamamento público para instalar os serviços.

“São Jorge é a primeira localidade do interior do Brasil a receber esse tipo de serviço a partir de investimentos públicos. É com muita alegria e satisfação que inauguramos a telefonia móvel com Internet, uma estrutura tão importante para os agricultores e para todas as famílias que residem nas áreas rurais que até ontem estavam desconectadas do mundo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Nós só temos a comemorar mais esse investimento do Governo do Estado em nosso município. Quem dera se todos os governos fossem como o do governador Casagrande. É até difícil para lembrar a quantidade de investimentos que recebemos para fortalecer nossa cidade”, frisa o prefeito de Rio Bananal, Edmilson Elisiário.

Morador de São Jorge de Tiradentes, o cafeicultor José Adriano Gonçalves de 34 anos, comemorou muito a chegada da telefonia. “Vivíamos presos ao telefone fixo. No trabalho na roça ou quando ia na rua era difícil para manter contato. Agora podemos falar em qualquer lugar, sem dificuldades”, destaca.

Localidades

Nesta primeira etapa, os serviços serão em Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), Pedra Menina (Dores do Rio Preto), Córrego Moacir (Governador Lindenberg), Conceição do Muqui (Mimoso do Sul), Vinhático (Montanha), Laginha de Pancas e Vila Verde (Pancas), Barra do Mangaraí (Santa Leopoldina), Garrafão (Santa Maria do Jetibá), além de São Jorge Tiradentes (Rio Bananal). De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aproximadamente 36 mil pessoas serão beneficiadas diretamente.

“É um orgulho e uma alegria muito grande para nossa empresa poder fazer parte de um projeto como esse, que vai melhorar o dia a dia da população em geral da região”, destaca a gerente da Vivo, Érica Nápoles.

Novo edital

A Secretaria de Estado da Agricultura programou para o dia 23 de setembro a publicação de um novo edital para instalar os serviços de telefonia móvel e internet 3G em mais 71 localidades rurais.

Com os serviços em operação, a população rural terá uma comunicação mais ágil e eficiente, com acesso facilitado aos serviços de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e às informações referentes ao mercado agrícola, maior potencial para geração de renda do agronegócio capixaba, com a possibilidade de atingir novos mercados e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios, principalmente relacionados ao agroturismo e às agroindústrias.

A meta da Seag, gradativamente, é implantar telefonia móvel e transmissão de dados nos principais distritos do Espírito Santo, ampliando a oferta dos serviços à população rural capixaba que, atualmente, segundo o IBGE, é de 583.480 habitantes.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br