Gerências e Atuação

A SEAG, desde a sua criação pela Lei 3043/75, detém as funções de formulação, planejamento, coordenação e indução de políticas públicas para o setor rural capixaba. Atualmente, também incorpora a função de executora, sendo responsável pela execução de vários programas/projetos, tais como o Caminhos do Campo e o Programa Estadual de Construção de Barragens.

Os programas desenvolvidos pela SEAG visam dotar o meio rural de infraestrutura necessária para melhoria dos tratos culturais, escoamento da produção agrícola, reservação de água; aumento da produção e produtividade dos produtos agrícolas, além da melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.

No Estado do Espírito Santo, o setor agrícola sempre teve grande relevância socioeconômica, sendo, inclusive, estratégico para a geração de emprego e renda para milhares de famílias capixabas. A SEAG tem como principais fontes de recursos o tesouro estadual e emendas federais e estaduais.

Gerência Administrativa (GEAD)

A Gerência Administrativa tem como principal trabalho o acompanhamento da execução de despesas da Seag, sob seu aspecto qualitativo e quantitativo. Assim, realiza a análise, triagem, instrução e saneamento de processos de execução de despesas para deliberação superior. Além disso, este setor também programa, organiza e controla o abastecimento da Secretaria com material que se fizer necessário; supervisiona e monitora as atividades operacionais a cargo dos grupos de administração e de recursos humanos; e colabora, no âmbito de sua competência, na formulação de propostas orçamentárias anuais e plurianuais do sistema público agrícola.

Gerência de Licitações, Contratos e Convênios  (GELICC)

Responsável por coordenar e executar todas as etapas de compras e contratações realizadas pela SEAG, a GELLIC também desenvolve um trabalho de orientação e apoio a outras gerências desta secretaria na confecção de termos de referência de seus respectivos projetos e ações. Além disso, também coordena e executa os procedimentos e prestações de contas relativos a convênios federais e estaduais, em consonância com as legislações vigentes. Ainda dentro de suas ações estão a análise e instrução dos processos de contratações, assim como a proposta de ações para que as aquisições e contratações sejam eficientes. Esta gerência também ratifica ou retifica os procedimentos adotados pelas comissões de licitação, pregoeiro e respectiva equipe de apoio.

Gerência de Pavimentação e Conservação de Estradas Rurais  (GEPAV)

Diretamente ligada ao Programa Caminhos do Campo, a GEPAV cuida de elaborar, propor, acompanhar e aprovar os projetos relativos à pavimentação, recuperação e sinalização de estradas rurais. Neste âmbito acompanha e fiscaliza a execução das respectivas obras e serviços contratados para pavimentação, recuperação e sinalização de estradas rurais, diretamente ou em parcerias com instituições públicas ou privadas.

Gerência de Infraestrutura e Obras Rurais (GIOR)

Responsável por propor estudos e projetos de infraestrutura Rural, a GIOR acompanha e fiscaliza a execução de projetos de obras e edificações contratados diretamente pela SEAG ou em parceria com instituições públicas ou privadas. Desde a sua criação está empenhada nas obras do Programa Estadual de Construção de Barragens, mas também cuida das que são relativas à edificações e serviços de telefonia, eletrificação rural, além de outras de interesse econômico e social vinculadas à agricultura.

Gerência de Aquicultura, Pesca e Produção Animal (GAPPA)

A GAPPA coordena todos os projetos da secretaria ligados às atividades que envolvem a criação de animais, tais como bois, porcos, aves, peixes, ovelhas entre outros. Suas atividades são voltadas para criar ações e programas que visem o aumento da produção, qualidade e produtividade de forma sustentável, aliado à preservação de recursos naturais. Além disso, também é uma de suas funções promover articulação para captação de recursos, elaborar e incentivar projetos de pesquisa, desenvolvimento, assistência técnica e extensão rural e transferência de tecnologia; assim como monitorar os trabalhos de defesa sanitária e de inspeção animal, segurança alimentar e legislação agroindustrial.

Gerência de Agroecologia e Produção Vegetal (GEAP)

Responsável por diversos programas ligados aos arranjos produtivos locais e regionais, a Gerência de Agroecologia e Produção Vegetal assessora na formulação de políticas de governo, que possam promover o desenvolvimento dos setores de agroecologia e de produção vegetal e orgânica. Com isso, uma de suas frentes é a criação de estudos estudos, ações e programas que visem ao aumento da produção, qualidade e produtividade de forma sustentável, aliado à preservação de recursos naturais. Está diretamente ligada às Feiras Agroecológicas, que são frutos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Orgânica, ao PRÓ-RESINA (Programa de Expansão do Plantio de Pinus para produção de goma-resina no Espírito Santo), além de outros em parcerias com os órgãos vinculados à Seag.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard