11/09/2014 14h46 - Atualizado em 07/03/2017 15h03

Aproxima-se término das inscrições no Prêmio Conilon Especial

Inscrições e amostras serão recebidas até esta sexta-feira

Aproxima-se o fim para as inscrições e entrega das amostras no 3º Prêmio Conilon Especial - Concurso Estadual Conilon de Qualidade. Até o dia 12, os produtores de todo o Estado poderão se inscrever nas categorias natural e cereja descascado. Além de disseminar informações sobre práticas de qualidade, o concurso distribuirá, entre os melhores cafés, até R$ 50 mil.

Em sua terceira edição o concurso vêm refletindo uma nova etapa que se inicia e concretiza em várias lavouras capixabas. O diretor da Conilon Brasil, Arthur Fiorott, lembra que há alguns anos nem mesmo se falava sobre qualidade no café conilon. Explica que desde a criação do Protocolo Internacional de Degustação de Robustas, por parte do CQI, novas idéias, com parâmetros internacionais, começaram a ser difundidos.

O Prêmio tem por objetivo reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon, Coffea canephora, de qualidade no Estado do Espírito Santo, através do uso de práticas sustentáveis de produção. Busca ainda fomentar a produção de cafés de qualidade, visando a conquista de um mercado diferenciado para o Conilon Capixaba, agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo.

As inscrições para o concurso poderão ser até este dia 12 de Setembro. Podem participar produtores do Espírito Santo, nas categorias natural e cereja descascado. As mesmas podem ser realizadas em qualquer escritório do Incaper de todo o Estado. As cooperativas Coopeavi e Cooabriel também participam do projeto e recebem as inscrições em seus municípios de atuação. Os melhores cafés ainda serão premiados com a distribuição de R$ 50 mil entre os primeiros colocados, além de produtos dos patrocinadores.

Para inscrição
De acordo com o regulamento, estão aptos a participar do 3º Prêmio Conilon Especial todos os produtores de café da variedade que tenham sua área de produção localizada em qualquer parte do território do Estado do Espírito Santo. Serão aceitos lotes com volume mínimo de 10 sacas (600 kg líquidos) e máximo de 320 sacas (19.200 kg líquidos) para cada propriedade inscrita no prêmio.

Para critérios de análise, serão admitidos cafés que apresentem o seguinte padrão mínimo de qualidade: Tipo: 7 COB (Classificação Oficial Brasileira); Peneira: 13 e acima; Aspecto: Uniforme; Umidade: Máximo 12,0%; Análise sensorial: Nota mínima de 70 pontos pelo protocolo CQI para robustas finos. Cada amostra deverá conter 500 gramas.

Na categoria natural, serão selecionadas as melhores amostras por município/região para a etapa estadual. Na categoria cereja descascado, todas as amostras participarão diretamente da etapa estadual.

Na etapa final, as melhores amostras da etapa estadual ainda passarão pela Análise de Sustentabilidade. Esta análise representará 20% da nota da amostra. Para tanto, será usado o Padrão 4C (Código Comum da Comunidade Cafeeira). Serão inspecionados os 30 melhores cafés, na categoria Natural, e 20 na categoria Cereja Descascado.

Parceiros
O 3º Prêmio Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade conta com inúmeros parceiros. Entre eles estão empresas como Nestlé, com a marca NESCAFÉ® que é pioneira no desenvolvimento de ações baseadas no conceito de criação de valor compartilhado na cadeia produtiva de café conilon. A Fertilizantes Heringer, Pinhalense, Coopeavi, Sebrae, Metalúrgica Fardin, Viveiro São Gabriel, Kubit Comércio Café, Cooabriel, Pentair, ImoControl, CQI, Agrobis, BUNN.

Todo o concurso conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Agricultura e INCAPER. Também apóiam as prefeituras de Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Boa Esperança, Jaguaré, Linhares, Pedro Canário, Pinheiros, São Domingos do Norte, Santa Tereza, São Mateus e Sooretama. Outros municípios participam por meio de seus concursos locais, como Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Conceição do Castelo. Bem como os municípios atendidos pela Coopeavi e Coabriel.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard