19/11/2014 07h39 - Atualizado em 07/03/2017 15h05

Análises finais do III Prêmio Conilon Especial acontecem nesta quarta-feira (19)

Após um longo período de trabalho, nesta quarta-feira (19) acontecem as análises finais do III Prêmio Conilon Especial - Concurso Estadual Conilon de Qualidade. No laboratório da Coopeavi, em Santa Maria de Jetibá, as amostras das categorias natural e cereja descascado passarão pelas últimas análises sensoriais de diversos avaliadores.

A análise desta semana resume um trabalho que começou muito antes do início do III Prêmio Conilon Especial, há seis meses. Representa a coroação de um trabalho iniciado pelos produtores há anos. Eles se preocuparam com o bom preparo do solo, com a seleção das mudas e cuidaram das lavouras e do processo de beneficiamento.

O gerente de Marketing da Conilon Brasil, Arthur Fiorott, lembra que o Prêmio tem por objetivo reconhecer, premiar e incentivar a produção de café Conilon, Coffea canephora, de qualidade no Estado do Espírito Santo, através do uso de práticas sustentáveis de produção. Destaca ainda que os produtores a cada ano conhecem, acreditam e trabalham por um mercado que busca a qualidade.

A nova rodada de análises acontece no laboratório da Coopeavi. Serão diversos degustadores que avaliarão cada amostra, porém não conhecendo os resultados uns dos outros. As notas de cada degustador serão computadas por outra equipe que divulgará este resultado em cerimônia a ser realizada no final deste mês. Os melhores cafés levarão ainda premiações que chegam a R$ 50 mil.

A Edição 2014 contou com mais de 350 amostras, divididas nas categorias natural e cereja descascado. Houve ainda a unificação dos dois principais concursos do Estado de café Conilon, ou seja, o Prêmio Conilon Especial incorporou o Prêmio Pio Corteletti – Conilon Descascado, premiação tradicionalmente realizada pela Coopeavi. Devido à integração, o concurso ganhou mais força para classificar, premiar e incentivar os cafeicultores a fazerem cafés de qualidade.

Para concluir o processo de análise, nesta semana as propriedades continuam sendo auditadas para a análise de sustentabilidade. Por premissa do III Prêmio Conilon Especial - Concurso Estadual Conilon de Qualidade, não basta ter uma boa amostra. A proposta é que a premiação valorize todo o processo de produção. A análise seguirá os parâmetros da sustentabilidade do Protocolo 4C e será realizada em parceria pela Conilon Brasil, Incaper, Nestlé e Coopeavi.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard