15/11/2013 17h36 - Atualizado em 07/03/2017 15h35

Alto Rio Novo: Mais de 8 mi para infraestrutura urbana e agricultura

Fotos: Thiago Guimarães/Secom
Os moradores de Alto Rio Novo, região Centro Oeste do Estado, receberam, na manhã desta sexta-feira (15), investimentos que somam mais de R$ 8,8 milhões para ações na área de mobilidade, infraestrutura urbana e agricultura. O governador, Renato Casagrande, esteve no município para assinatura de quatro importantes termos de compromisso visando a execução de obras de drenagem e pavimentação de 22 vias e a construção de uma praça. Os investimentos somam R$ 7.761.656,15. Na oportunidade também foi realizada a entrega de equipamentos para auxiliar a infraestrutura agrícola da prefeitura, no valor de R$ 322 mil.

O evento, realizado na Praça dos Três Poderes, centro do município, também contou com as presenças dos secretários de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Iranilson Casado, e de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Enio Bergoli, dentre outras autoridades.

O governador Renato Casagrande ressaltou a importância dos investimento para o desenvolvimento econômico da região. “O nosso compromisso é levar investimentos para quem mais precisa, oferecendo aos municípios do interior oportunidades e qualidade de vida. Estamos construindo um Estado equilibrado, com desenvolvimento para os municípios de áreas urbanas e rurais. É o governo se fazendo presente em todas as Regiões, para todos capixabas”, frisou Casagrande.

Iranilson Casado, secretário da Sedurb, falou sobre os investimentos. “Alto Rio Novo conta com uma população de um pouco mais de sete mil e 300 habitantes e o investimento da Sedurb neste município é de mais de R$ 7,7 milhões, ou seja, o Governo do Espírito Santo através de uma única secretária está disponibilizando um recurso per capito de mil reais por habitante, e este é um investimento alto, mas atende quem mais precisa. Esta tem sido a trajetória deste governo, oferecendo recursos proporcionalmente a necessidade de cada região, com o compromisso de manter as pessoas em seu local de origem. Isso só é possível, por meio de investimentos em infraestrutura, educação, saúde e incentivo a agricultura”, pontuou Casado.

Infraestrutura

As intervenções de drenagem e pavimentação irão beneficiar ruas dos Bairros Padre Pedro, Santa Bárbara e Monte Carmelo. As obras, que fazem parte do Programa Rua Nova, irão contemplar mais de 40 mil metros quadrados de área pavimentada, com investimento total de R$ 7,6 milhões. Serão beneficiadas as ruas: Lucindo Farias, Geraldo Alves Caldeira, Selvino Antônio Maforte, Sebastião Martins Fagundes, Rua Sem Nome, Izaura Prado, Izaride Prado, Projetada, Alceda Noia da Silva, Neucina Cleber, Ordário Antônio de Faria, América Lucindo Rodrigues e Pedro Lucilio Evangelista, localizadas no Bairro Padre Pedro; Ramo 100, Abilio Mariano Cristo, José Moisés Sobrinho e João Chaves Sobrinho, no Bairro Santa Bárbara; Projetada, Vanda da Silva, João Augusto do Prado, Olírio Alves Dutra e Bela Vista, localizadas no Bairro Monte Carmelo.

A professora, Valdice Paulino Salazar, moradora do bairro Padre Pedro, destacou a expectativa da população. “Acredito que este projeto vai contribuir para melhorar a infraestrutura das ruas e possibilitar também a valorização das casas”, comemorou Valdice.
Já a construção da Praça Paulo Martins, que conta com investimento de R$ 139.065,04, faz parte do Programa Rua Nova que tem como objetivo a execução de projetos na área de melhorias urbanas, como a construção de áreas de lazer e reurbanização/revitalização de espaços públicos.

Agricultura

Além da assinatura das ordens de serviço para as obras de infraestrutura, o governador Renato Casagrande também realizou a entrega de equipamentos para auxiliar a infraestrutura agrícola da prefeitura, no valor de R$ 322 mil. Os equipamentos foram adquiridos por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

A prefeitura recebeu uma pá-carregadeira e um kit para estruturar a Secretaria Municipal de Agricultura, que conta com veículo, GPS, projetor multimídia, câmera digital, impressora multifuncional e computador.

Também foi entregue um veículo utilitário para a Associação Rionovense de Apicultores Criadores de Abelhas Melíferas Europeias, adquirido com recursos de emenda parlamentar estadual.

“O veículo vai consolidar um arranjo que cresce no município que é a produção de mel. A produção nos últimos anos aumentou em mais de sete vezes, mostrando o potencial da atividade na região. As entregas realizadas em Alto Rio Novo comprovam a atuação do Governo nos municípios do interior com o maior programa de apoio à agricultura familiar, que é o Programa Vida no Campo", afirmou o secretário da Agricultura Enio Bergoli.

A associação conta com 22 associados e a produção anual chega a 7 toneladas por ano. A meta é, nos próximos anos, dobrar a quantidade de mel produzido.

"O veículo vai nos ajudar a levar os favos de mel das caixas até a casa do mel, onde realizamos o trabalho de extração e beneficiamento do produto. Até agora, temos que pegar veículo emprestado ou mesmo pagar frete para fazer o trabalho. O veículo também vai nos ajudar a participar dos programas de entrega de alimentos nas escolas", afirmou o presidente da associação, Henrique Maforte.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini