09/11/2015 14h46 - Atualizado em 07/03/2017 15h12

Água Doce do Norte recebe curso de cafeicultura sustentável

Aproximadamente 35 agricultores familiares participaram do Curso de Cafeicultura Sustentável, promovido pelo Incaper e pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Doce do Norte e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES). Todos puderam se inteirar quanto às tecnologias básicas da cafeicultura, visando a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico do município, que tem no café uma das principais fontes de renda.

O curso aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e foi ministrado pelo engenheiro agrônomo do Incaper e do Cetcaf, Marcos Moulin Teixeira e pelo engenheiro agrônomo do Cetcaf, Frederico de Almeida Daher.

Os assuntos abordados foram a escolha da área para plantio, amostragem de solo, escolha das variedades, manejo da irrigação - com foco na situação atual de crise hídrica - manejo integrado de pragas, doenças e de plantas daninhas, uso correto e seguro no manuseio de produtos fitossanitários, calagem, adubação e condução das plantas, como poda, qualidade de café, colheita e pós-colheita e calendário e planejamento agrícola.

Segundo Marcos Moulin os agricultores procuraram orientações sobre produtos que agridem menos o meio ambiente e acrescentou ainda que “todos tiveram sede em mudar a sua plataforma de produção e de produtividade para que se tornem mais competitivos no mercado reduzindo o seu custo de produção”.

Irrigação

O Cetcaf cedeu alguns pluviômetros para que os participantes pudessem fazer uma sintonia fina no manejo da irrigação visando a redução do consumo de água para irrigação. Os produtores foram orientados a continuarem irrigando as lavouras à noite para que possam aproveitar a tarifa verde, com redução dos gastos de energia elétrica no uso dos equipamentos.

Marcos Moulin também contou que os agricultores foram orientados a optar pelo uso de irrigação localizada – microjet, micro spray e gotejamento – que começam nos “pés das plantas” e são diferentes da aspersão convencional onde o uso da água é maior.

Devido à falta de chuvas e o consequente prolongamento da escassez de água no Estado, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) vai manter o cenário de alerta e as restrições na captação de água em todo o Espírito Santo.

A Resolução 010/2015, publicada no Diário Oficial, mantém a prioridade para o abastecimento humano e animal em todas as bacias hidrográficas de domínio estadual, prorrogando as restrições ao uso da água.

Você pode acompanhar em: www.agerh.es.gov.br

Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27)3636-3700