13/11/2014 13h15 - Atualizado em 07/03/2017 15h04

Agricultura familiar é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Alimentos da agricultura familiar de diversos municípios capixabas chegam às mesas de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar na Grande Vitória. Esse é o resultado da parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do Projeto Tecsocial e do Polo de Manga, com o Programa Mesa Brasil Sesc-ES e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Essa parceria institucional pode ser conhecida por quem visitou o estande do Incaper durante a 11° Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que ocorre até sábado (15), no campus de Goiabeiras, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além de vídeos e materiais de folheteria, o estande do Incaper contou com a participação de profissionais que atuam nessa parceria.

De acordo com a coordenadora de comercialização da agricultura familiar e chefe da área de Assistência Técnica e Extensão Rural do Incaper, Pierângeli Aoki, essa experiência de integração institucional para comercialização de alimentos é bastante pertinente para a Semana de Ciência e Tecnologia, cujo tema é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.

“Por meio da integração entre essas instituições é possível garantir a doação de alimentos saudáveis para pessoas que vivem em insegurança alimentar e nutricional na região metropolitana de Vitória bem como a comercialização direta com agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É uma forma de abertura de canal de comercialização para um mercado institucional”, disse Pierângeli.

Programa Mesa Brasil

No estande do Incaper, a coordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc-ES, Vanessa Baptista Massini, explicou o funcionamento do programa e seus benefícios para a população favorecida e agricultores familiares.

“O Mesa Brasil recebe doações de agricultores de diversos municípios. São doados alimentos que estão fora do padrão comercial, seja pelo tamanho ou aspecto físico, mas que são próprios para o consumo humano. Esses alimentos são ofertados para instituições que abrigam pessoas em vulnerabilidade social, uma vez por semana, na Ceasa”, explicou Vanessa.

Ela disse que, além dessas doações, o Mesa Brasil Sesc-ES passou a comprar alimentos dos agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), parceria que foi viabilizada pelo Incaper e Conab.

“Os alimentos vindos do PAA traz uma segurança ao programa porque é uma doação permanente. Atualmente, cerca de 150 famílias de agricultores fazem doações para 63 instituições cadastradas. Por mês, são doados de 80 a 120 mil kg de alimentos”, falou Vanessa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9866/ 9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard