31/10/2013 11h12 - Atualizado em 07/03/2017 15h34

Agricultura de Colatina recebe mais de R$ 500 mil em equipamentos

Fotos: Thiago Guimarães/Secom-ES
O município de Colatina recebeu mais de R$ 500 mil em investimentos para a agricultura realizados pelo Governo do Espírito Santo. As entregas aconteceram na tarde desta quarta-feira (30) com a inauguração de uma sala de classificação e degustação de café e o repasse de diversos equipamentos agrícolas para beneficiar associações de pequenos produtores do município. O evento foi realizado na Ceasa Noroeste.

Também foram divulgados os vencedores do IV Concurso da Qualidade do Café Conilon de Colatina. O investimento foi realizado por meio do Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“A agricultura é um dos pilares da nossa economia e seguiremos fortalecendo o setor com os nossos programas e projetos de incentivo por meio de cessão de equipamentos, de pavimentação de estradas rurais, de telefonia rural e Internet 3G, dentre tantos outros que estão integrando nosso investimento em quatro anos de Governo – o maior já executado na história do Espírito Santo”, destacou o governador.

“Os equipamentos que repassamos vão beneficiar os agricultores de Colatina e são muito importantes para avançar na melhoria da qualidade do café produzido na região e ajudar a superar a crise nos preços do café. A sala de degustação faz parte de uma leva de 13 pontos em vários locais do Estado onde os equipamentos para a classificação do café vêm sendo instalados”, afirma o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

Equipamentos para associações

Por meio de convênio do Programa ‘Vida no Campo’, a Seag repassou R$ 400 mil para a Prefeitura de Colatina adquirir diversos equipamentos agrícolas para beneficiar as associações de pequenos produtores rurais do município. A ação faz parte do Projeto ‘Infraestrutura Produtiva’.

As associações que receberam secadores de café foram: a Associação São Gabriel de Baunilha, Associação Córrego Senador, Associação Barra de São João Pequeno, Associação de Bela Aurora, Associação AGRICOOP de São João Pequeno.

Além disso, a Associação São Pedro Frio recebeu um veículo furgão e a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Colatina recebeu um veículo para reforçar os trabalhos de assistência aos produtores rurais.

Os recursos foram aplicados a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. A proposta foi encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementou o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

Com recursos direcionados por emenda parlamentar estadual, a Seag também adquiriu um trator agrícola com implementos que foi repassado para a Associação de Produtores Rurais de Barra de Santa Júlia. O investimento foi de R$ 85.708,33.

Sala de classificação de café

A sala de classificação foi instalada na Cooperativa dos Agricultores Familiares (CAF), que fica na Ceasa Noroeste, em Colatina. Os equipamentos para a estruturação de sala de classificação entregues pela Seag são fogão industrial, conjunto para prova de café, conjunto para escritório, balança eletrônica, medidor digital de umidade de cereais, máquina de café expresso, microcomputador e impressora multifuncional. O investimento total foi de R$ 24.322,42.

O presidente da CAF, Antônio Domingos Morelato, destacou a importância de saber a qualidade do café produzido pelos cooperados. “As mais de duzentas famílias associadas à CAF agora vão poder saber a qualidade do seu produto e, na hora da venda, evitar especulação de preço por atravessadores”, afirma.

Formada há 10 anos, a abrangência da CAF já chega a dez municípios, com associados também em São Roque do Canaã, Pancas, Linhares, Marilândia, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Baixo Guandu, São Domingos do Norte e João Neiva.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Seag Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616
Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br