17/08/2015 11h25 - Atualizado em 07/03/2017 15h08

Agricultores familiares são orientados sobre o projeto Ater Sustentabilidade




Cerca de 40 agricultores das comunidades de Paiol, Córrego Sete, Rancho Alto e General Rondon, em São Gabriel da Palha, acompanharam orientações sobre os métodos do projeto Ater Sustentabilidade. O projeto é formado por servidores do Incaper no município e tem o objetivo de prestar assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares, com o foco em sustentabilidade.


Os temas abordados foram a identificação de pragas e doenças no café conilon e orientações gerais sobre os métodos de controle, incluindo os controles alternativos e biológicos e manejo de poda, dando destaque para as vantagens da poda programada de ciclo.



Além disso, a equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) aproveitou a oportunidade para orientar os agricultores sobre temas de grande relevância nas comunidades rurais.


A médica veterinária Stella Cintie de Souza Silva deu ênfase aos cuidados com doenças como a raiva e o mormo, enquanto a técnica Diorrane Cozzer comentou sobre os serviços prestados pelo Idaf na área ambiental, como o Cadastro Ambiental Rural, dando esclarecimentos sobre a classificação dos agrotóxicos e o descarte correto das embalagens.


Segundo o agente de Extensão Rural do Incaper, Abel Lopes Costa, a iniciativa de integrar as ações do Incaper e do Idaf está de acordo com as pretensões das comunidades rurais. As vontades deles foram destacadas nos Diagnósticos Rurais Participativos (DRPs) realizados em etapas anteriores do projeto Ater Sustentabilidade, com o objetivo de aproximar os órgãos e instituições com os agricultores familiares.


Estão previstos mais quatro eventos para atender outras comunidades entre o final de agosto e o mês de setembro, de acordo com o planejamento da equipe.


Ater Sustentabilidade

O projeto Ater Sustentabilidade tem como objetivo atender aos agricultores de base familiar, que compreendem o planejamento, execução e avaliação de atividades individuais e coletivas, visando o desenvolvimento sustentável das unidades de produção familiar (UPS).


O projeto abrange sete municípios localizados nas regiões Noroeste e Litorânea-Norte; são eles: Águia Branca, Barra de São Francisco, Jaguaré, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Mateus. Dentro destes sete municípios o projeto tem como proposta o atendimento de aproximadamente 2.100 unidades de produção familiar.


Dentre os objetivos do projeto estão elevar a renda da agricultura familiar por meio de agregação de valor e ampliar o acesso aos mercados - institucionais e diferenciados - de produtos agroecológicos e orgânicos, promover a adequação das unidades produtivas, aumentar a produção e a produtividade dos alimentos isentos de contaminantes e fortalecer a inserção da agricultura familiar nas diversas cadeias produtivas de energias renováveis.


De acordo com o coordenador do projeto na região noroeste, João Carlos Juliatti, a metodologia do Ater Sustentabilidade parte dos princípios do construtivismo e da educação popular. “Promover o fortalecimento e ampliação dos sistemas de produção sustentáveis é nosso foco”, disse.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636 3659/ (27) 98849-6999

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard