15/07/2015 08h15 - Atualizado em 07/03/2017 15h08

Agricultores familiares participam de visita técnica em Santa Maria de Jetibá

Nesta terça-feira (14), aproximadamente 20 agricultores familiares do distrito de Paraju, em Domingos Martins, visitaram duas propriedades que trabalham com café arábica, no município de Santa Maria de Jetibá. A visita faz parte da excursão técnica promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper) da região.

Foram visitadas as propriedades dos produtores rurais Gerson Berger e Admir Rossman. Na; na propriedade do senhor Gerson, os agricultores caminharam pelas lavouras e foram orientados a observar a qualidade fitossanitária das plantas. Em seguida, eles acompanharam a demonstração da colheita do café e o funcionamento de um despolpador.

O senhor Admir apresentou, inicialmente, a questão da administração da propriedade rural, com uma planilha de viabilidade econômica sobre os custos de produção do sistema orgânico e o comparativo de sua rentabilidade diferenciada, já que este sistema possui um valor agregado maior que os produtos convencionais. Também foram até a agroindústria e, ao mesmo tempo em que degustaram o café arábica da propriedade, acompanharam as explicações dos processos de torrefação, moagem e embalagem do café.

Segundo o chefe do escritório local do Incaper de Paraju, Mario Cesar Ivaldi, as características observadas pelos agricultores, tem a ver com o grande respeito à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico.

Um exemplo deste cuidado são os solos cobertos com palhadas ou mato vivo, o trato diferenciado com a lavoura, sem agrotóxicos e adubos químicos, o sistema de colheita é sem o contato dos grãos com o solo e a secagem é feita em terreiro suspenso e sob estufa; possuem lavador e despolpador de fabricação artesanal de pequeno porte, construídos por moradores da região, entre outros.

De acordo com Mario Ivaldi este sistema de produção é novidade para a maioria dos agricultores da região, já que são poucos os que trabalham com o sistema orgânico. “Ainda existe um processo rudimentar de colheita do café e isso é limitador para se atingir um produto final com alta qualidade”, contou.

Segundo ele, o Incaper de Paraju preconiza processos voltados para a agroecologia, com maior preservação do meio ambiente e saúde humana, com a adoção de práticas mais sustentáveis e viáveis economicamente. “Seguimos o pensamento da agregação de valor à produção agrícola, seja com a obtenção de um produto primário com maior qualidade, seja pela obtenção de subprodutos, por meio das agroindústrias”.

Para ele, “a intenção é formar disseminadores deste conceito, formadores de opinião perante as suas comunidades e pioneiros no processo”, completou.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br