04/04/2013 10h42 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Agricultores familiares do interior de Água Doce do Norte comemoram novo Caminhão

As 69 famílias das comunidades de Santa Luzia do Azul e Barra Mansa, do município de Água Doce do Norte, organizadas na Associação Mão Amiga do Agricultor (AMAA), estão em festa. Nesta quinta-feira (03), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) entregou um caminhão 0 km, equipado com carroceria de madeira, para uso das atividades diárias da AMAA.

A cerimônia de entrega foi realizada na sede de Santa Luzia do Azul e contou com as presenças do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do prefeito de Água Doce do Norte, Adilson da Saúde, do prefeito de Barra de São Francisco, Luciano Pereira, do presidente da AMAA, José Francisco Pereira da Silva, de lideranças locais e agricultores da região.
“Organizamos investimentos como esse para realmente garantir apoio e incentivo aos pequenos agricultores, que produzem com qualidade. Esse caminhão é um bem, que deve ser utilizado com responsabilidade e para atender os agricultores na coletividade. Bem utilizado, tenho certeza que ele vai contribuir muito com os agricultores da associação no momento de comercializar a produção”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
O investimento do Governo do Espírito Santo na aquisição do caminhão foi de R$ 102 mil, e os recursos foram direcionados por emenda parlamentar estadual.
“Esse caminhão é um sonho antigo que hoje se realiza. Agora teremos melhores condições de transportar nossa produção e os insumos necessários para as lavouras, sem os altos custos existentes quando há necessidade de pagar frete para transporte. Só temos a comemorar e agradecer”, ressalta o presidente da AMAA.
Na última safra de café, a produção conjunta dos cafeicultores associados à AMAA atingiu 6000 sacas de café arábica. Além da lavoura cafeeira, os produtores rurais investem ainda no cultivo de frutas, verduras e legumes em geral. Agora com o caminhão, será possível aumentar a renda com a entrega eficiente de produtos para quatro escolas do município fornecerem merenda aos alunos da rede pública.

Programa ‘Vida no Campo’
Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.
Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Mike Figueiredo (27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br