05/08/2015 13h47 - Atualizado em 07/03/2017 15h08

Agricultores de Pancas realizam excursão técnica em Nova Venécia e São Mateus

Com o intuito de incentivar a formalização das agroindústrias que estão surgindo na região norte do Estado, cerca de 20 agricultores de diversas comunidades do município de Pancas fizeram uma excursão técnica para Nova Venécia e São Mateus. O objetivo foi conhecer experiências de agroindústrias de polpa de fruta, conservas vegetais, macarrão, pães e biscoitos nos dois municípios.

A atividade foi realizada por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Pancas e os escritórios locais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Pancas, Nova Venécia e São Mateus.

Essa atividade além de incentivar a troca de experiências com relação à estrutura adequada de uma agroindústria e equipamentos, eles também tiveram a oportunidade de conhecer a forma de organização dos agricultores; pontos chaves para comercialização dos seus produtos como: embalagem e rótulos. Além disso, também conheceram pontos de comercialização de produtos da agroindústria e artesanato, como as pinturas do Cores da Terra - um projeto que vem sendo desenvolvido pelo Incaper.

De acordo com a técnica do Incaper, Jozyellen Nunes da Costa, essa experiência foi muito gratificante tanto para os agricultores de Pancas que conheceram de perto novas experiências em Nova Venécia, como para os deste município porque receberam, pela primeira vez, nas suas agroindústrias, agricultores com o intuito de conhecer os desafios que eles enfrentaram no processo de legalização dos seus empreendimentos.

Jozyellen também ressaltou que esse tipo de ação ajuda a esclarecer as informações que ficam confusas para o agricultor. “Conhecer, na prática, ajuda no entendimento de questões que visam à legislação vigente para alimento, sobre equipamentos apropriados para produção, a questão da setorização da produção, responsabilidade técnica para produção, construção de manual de boas práticas de fabricação e outros assuntos que envolvem as atividades referentes a beneficiamento e processamento de alimentos”, contou.

De acordo com a produtora do Córrego do Icaraí, do município de Pancas, Maria da Gloria Bragança, que também participou da visita, a experiência serviu como um espelho para que os agricultores possam trabalhar com atividades referentes às agroindústrias de qualidade. “A vontade de legalizar o meu empreendimento ficou ainda maior a partir dos vários conhecimentos como comercialização, apresentação dos produtos e organização dos empreendimentos”, contou.

A técnica do Incaper, Angélica Carvalhais de Oliveira, ressaltou a importância dessa ação para quem quer lidar com a prática empreendedora na perspectiva da agroindústria, pois os agricultores puderam conhecer experiências sobre legalização de uma agroindústria de origem vegetal. “Essa ação também pode mostrar que essa realidade não está tão distante do agricultor, isso depende, somente dele, a partir do seu desejo e da vontade de empreender no âmbito rural”.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br