19/01/2015 07h24 - Atualizado em 07/03/2017 15h06

Agricultores de municípios do Norte Capixaba comercializam manga para o PAA

Cerca de 60 agricultores dos municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Itaguaçu, São Domingos do Norte e Laranja da Terra comercializaram 69.647 kg de manga para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o que gerou renda alternativa para diversas famílias do meio rural. Os produtos serão doados ao Programa Mesa Brasil do Sesc e ao Banco de Alimentos Herbert de Souza, beneficiando famílias que vivem em situação e vulnerabilidade social na Grande Vitória.

O acesso dos produtores ao PAA foi possível pela articulação do Projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito (Tecsocial), executado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que reaplicou a tecnologia social de comercialização.

Nos município de Itaguaçu, Águia Branca e Laranja da Terra o projeto integrou os escritórios locais do Instituto, os produtores que participam do Polo de Fruticultura da Manga, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Programa Mesa Brasil do Sesc para a inserção das mangas que não são totalmente absorvidas pelo mercado da indústria, ou que não foram comercializadas localmente, para o mercado institucional por meio de políticas públicas.

O Mesa Brasil recebe doações de produtos de agricultores de diversos municípios, inclusive por meio do PAA. Esses alimentos são ofertados para instituições que abrigam pessoas em vulnerabilidade social, uma vez por semana, na Ceasa. Por mês, o Mesa Brasil recebe doação de 80 a 120 mil kg de alimentos e destina-os para 63 instituições cadastradas.

Em Alto Rio Novo e São Domingos do Norte os alimentos comercializados para o PAA irão para o Banco de Alimentos Herbert de Souza, da Prefeitura Municipal de Vitória. Cerca de 9.800 pessoas são atendidas pelo banco, que distribui alimentos para várias entidades em vulnerabilidade social, entre elas, a Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada, Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Legião da Boa Vontade (LBV), Albergue Ana Paula e APAE de Vitória.

“A abertura de um novo canal de comercialização regional aliada à alta produção do fruto, à garantia de preço oferecida pelo PAA e ao incentivo dos escritórios do Incaper e da equipe do Tecsocial motivou os agricultores familiares desses municípios a comercializarem toda a safra da manga de 2014”, falou a coordenadora de comercialização da agricultura familiar e chefe da área de Ater do Incaper, Pierângeli Aoki.

Confira o montante das vendas por município:

Itaguaçu
Sete agricultores familiares da Associação dos Agricultores do Sobreiro, município de Itaguaçu, comercializaram 32.732 kg de manga para o PAA, o que gerou uma renda de R$ 45.497,48. Até o momento, foram entregues 26.983 kg de manga para o Banco de Alimentos do Sesc e ao Programa Mesa Brasil.
No município, outros produtos que ainda não são comercializados, tais como inhame, banana, uva, mandioca, jambo e abacaxi são encontrados nas propriedades desses agricultores e podem ser alternativas de novas propostas de comercialização de alimentos para políticas públicas.

Águia Branca
Vinte agricultores familiares vinculados à Associação dos Agricultores Familiares do Massucati, que realizaram o primeiro acesso à comercialização para o PAA, comercializaram R$ 125.437,97, totalizando 75.407kg de produtos variados, dos quais 2.854 kg de manga. Nesse município, foi efetuada a toda entrega da manga para o Banco de Alimentos do Sesc e ao Programa Mesa Brasil.

Laranja da Terra
Onze agricultores familiares vinculados ao Grupo Seriema – Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Sustentável comercializaram para o PAA o valor de R$ 55.249,70, totalizando 35.081Kg de produtos variados, entre os quais 13.754 kg de manga.

Alto Rio Novo
Oito agricultores familiares integrantes da Associação de Produtores Rurais Córrego Água Limpa comercializaram para o PAA o valor de R$ 37.313,23, totalizando 26.991Kg de produtos variados, entre esses 17.807 Kg de manga, que foram entregues para o Banco de Alimentos Herbert de Souza.

São Domingos do Norte
Quinze agricultores familiares da Associação de Produtores Rurais Córrego Cristal comercializaram para o PAA R$ 94.579,55, totalizando 67.326Kg de produtos variados, incluindo 2.500 Kg de manga. A entrega ao Banco de Alimentos Herbert de Souza ainda será realizada.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br