18/11/2014 14h09 - Atualizado em 07/03/2017 15h05

Agricultores de Marechal Floriano conhecem mecanização para cafeicultura de montanha

Produtores rurais de Marechal Floriano e regiões próximas participaram do Dia de Campo sobre possibilidades de mecanização na agricultura de montanha. O evento foi realizado na última sexta-feira (14) e contou com a presença de mais de 100 agricultores que buscavam inovação para os tratos culturais e manejo das lavouras de café da Região Serrana.

A abertura da 21ª Festa do Café e do 11º Concurso de Qualidade de Cafés ocorreu no Dia de Campo que permitiu aos agricultores conhecerem as tecnologias de mecanização já disponíveis para a cafeicultura de montanha. O engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper Fabiano Tristão ministrou a palestra “Cafeicultura de Montanha: o que pode melhorar?”. O engenheiro agrônomo Cesar Abel Krohling, chefe do Escritório Local de Marechal Floriano, também falou sobre as possibilidades da mecanização.

“Nas palestras, foram apresentadas fotografias, vídeos e planilhas que mostraram dados sobre a economia gerada pelo uso das tecnologias utilizadas para calagem e adubação, poda, colheita e demais tratos culturais”, falou Cesar Abel Krohling. Também foram exibidos maquinários disponíveis para pequenos e médios produtores entre os quais estão tratores, implementos para distribuição de adubo, calcário, palha de café, esterco, derriçadeiras, equipamentos de podas e até motos usadas para transporte e aplicação de insumos agrícolas.

O Dia de Campo também contou com a demonstração de técnicas e métodos de poda e manejo de café ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper Fabrício M. Sobreira, que mostrou na prática as facilidades com o uso de equipamentos modernos e seguros para o manejo da planta para facilitar a colheita, aumentar o rendimento e produzir cafés de melhor qualidade.

Durante todo o evento os produtores puderam conhecer alguns dos equipamentos expostos nos diversos estandes da festa, além das demonstrações de uso dos equipamentos realizadas nas lavouras em torno do local.

11º Concurso do Café de Santa Maria

No sábado (15) foi realizado no salão comunitário de Santa Maria o XI concurso de qualidade de café que contou com 41 amostras de café cereja descascado. Foi realizado no local a degustação dos nove melhores cafés e o resultado era aguardado com ansiedade pelos participantes que presenciaram uma disputa acirrada pelo título de melhor café de Marechal Floriano.

O vencedor foi Denizar Dias Douro com nota total de 92,5. Ele levou R$ 2 mil. O segundo lugar ficou para Sueli de Lourdes Facal Fardim, com nota 92 e prêmio de R$ 1,5 mil. O terceiro lugar foi para Estevão Douro com nota 85,6 que levou o prêmio de R$ 1 mil. Os vencedores dos 4º, 5º e 6º lugares levaram R$ 500 cada e todos os produtores ganharam uma medalha pela participação no evento.

A 21ª festa do café teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano através da Secretaria de Agricultura e apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e das Associações de Desenvolvimento Comunitário de Santa Maria (ADCSM) e da Associação dos Agrodescendentes do distrito de Santa Maria (Agrodisma).

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br