16/10/2014 10h30 - Atualizado em 07/03/2017 15h03

Agricultores de Linhares participam de reunião sobre o Proagro

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares, realizou na última terça-feira (14) uma reunião grupal sobre o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), em Linhares.

O evento serve para que os produtores rurais dos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal recebam o laudo para que possam solicitar o crédito proveniente do Proagro. Esse tipo de reunião é realizada mensalmente em cada um dos municípios citados. Para receber o laudo, o agricultor deve comparecer a pelo menos uma reunião por ano.

Durante as reuniões, são abordados temas como relações humanas, saúde, temas relacionados à agricultura e a importância do crédito rural. Em outras palavras, os encontres servem como uma espécie de capacitação para o produtor.

“Esse tipo de evento é muito importante. Há cerca de dez anos, não era obrigatória a participação nas reuniões para a obtenção do laudo. Então, quando realizávamos essas reuniões, eram chamadas 50 pessoas e só compareciam cinco. Com a necessidade da participação, os encontros tem tido bem mais participantes”, afirmou o chefe do escritório local do Incaper, Eli Gonçalves Viana.

Eli afirma ainda que, ao passar a frequentar as reuniões, os agricultores passaram a gostar e chegam a comparecer mais de uma vez por ano. “Às vezes, a pessoa vai a reuniões dos municípios vizinhos. Como os temas são pensados para o produtor rural, eles adquirem conhecimentos que utilizam no seu trabalho do dia a dia”.

Proagro

Visando atender aos pequenos e médios produtores, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças que atinjam rebanhos e plantações, na forma estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional – CMN.

O Proagro é custeado por recursos alocados pela União e dos provenientes da contribuição que o produtor rural paga (o adicional/prêmio do Proagro), bem como das receitas obtidas com a aplicação do adicional recolhido.

Em 2004 foi criado o “Proagro Mais”, seguro público destinado a atender os pequenos produtores vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) nas operações de custeio agrícola, que passou a cobrir também as parcelas de custeio rural e investimento, financiadas ou de recursos próprios, na forma estabelecida pelo CMN, conforme estabelecido pela Lei nº 12.058/2009. Fonte: Ministério da Agricultura

Informações à Imprensa:
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard