05/06/2013 12h57 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Agricultores de Governador Lindenberg ganham unidade de beneficiamento de café

Os agricultores de Córrego Guarani, em Governador Lindenberg, vão dar um salto importante no beneficiamento da produção de café. Nesta quarta-feira (22), às 16 horas, será inaugurada a Unidade de Conilon Especial, que fará com que a comunidade obtenha a variedade cereja descascado.

A instalação da unidade foi possível por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Prefeitura Municipal de Governador Lindenberg e a Associação dos Agricultores Familiares de Córrego Guarani.

Dentro do Programa Energia Mais Produtiva, a Seag instalou uma rede elétrica trifásica na comunidade, que foi concluída em 2012. O investimento foi de R$ 13.866,28 para atender a, pelo menos, 26 famílias de produtores rurais de base familiar. A rede possui extensão 426 metros.

Outra linha de energia trifásica está em fase de conclusão na localidade. Desta vez, a rede terá 2,527 quilômetros de extensão e vai beneficiar outras 11 famílias. O investimento do Governo do Espírito Santo é de R$ 84.340,41.

Programa ‘Energia mais Produtiva’

Produtores rurais e a população de comunidades rurais de vários municípios contam com novas redes de energia elétrica trifásica à disposição. A instalação de rede aumenta a possibilidade de os agricultores terem novos equipamentos, como secadores, piladores e sistema de irrigação, além da criação de agroindústrias.

Em 2012, o Governo do Espírito Santo, por intermédio da Seag, dentro das ações do programa ‘Energia Mais Produtiva’, concluiu a implantação de novas redes para melhorar a estrutura de energia elétrica no campo dando suporte aos produtores rurais e empreendedores.

Com as ações do ‘Energia Mais Produtiva’, a Seag investiu R$ 1,68 milhão para implantar 76,56 quilômetros de novas redes, nos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Sooretama e Vila Valério, beneficiando diretamente 1.251 famílias.

Para 2013, a meta da Seag é implantar mais 30 projetos comunitários, com investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br