18/08/2013 07h24 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Acesso ao Parque do Caparaó de cara nova no ES

A pavimentação do trecho que liga a sede do distrito de Pedra Menina ao portal do Parque do Caparaó, no município de Dores do Rio Preto, foi inaugurada neste sábado (17) pelo Governo do Espírito Santo.

A estrada possui 9,65 quilômetros de extensão e recebeu o investimento de R$ 6,3 milhões pelo Programa ‘Caminhos do Campo’. A obra foi realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“Esta é uma rodovia importante para o desenvolvimento do agroturismo e para melhorar o escoamento da produção agrícola. Para incentivarmos a vinda de mais visitantes para a região, devemos primeiro melhorar as condições das pessoas que vivem aqui”, considerou o governador Renato Casagrande.

“Estamos completando a pavimentação de todos os trechos que compõem a Estrada Parque do Caparaó pelo lado capixaba e, para isso, vamos encaminhar todos os projetos para que, até o próximo ano, todas as partes estejam em obras ou já inauguradas”, garantiu.

A estrada é o principal acesso ao Parque do Caparaó, localizado na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Abrangendo sete cidades do lado capixaba e quatro do lado mineiro, no parque estão os maiores picos da região, o da Bandeira (2.892 metros) e o do Calçado (2.849 metros).

“O Governo do Espírito Santo completa mais uma fase na adequação das estradas do Caparaó capixaba. Esta região é conhecida pelo bonito trabalho de produção de cafés especiais e a obra do ‘Caminhos do Campo’ vai proporcionar melhores condições de trafegabilidade e dar mais conforto para as famílias que moram no distrito”, considerou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

“Com mais esta obra, o distrito de Pedra Menina está pronto para receber as pessoas que procuram o agroturismo. Os donos de pousadas estão empolgados e já procuram se profissionalizar para receber o turista de uma forma cada vez melhor”, afirmou a prefeita de Dores do Rio Preto, Cláudia Martins Bastos.

Região do melhor café do Brasil

A comunidade de Forquilha do Rio, que fica às margens do trecho inaugurado pelo Programa ‘Caminhos do Campo’ neste sábado, é o local onde é produzido o melhor café do Brasil.

O produtor José Alexandre Abreu de Lacerda foi o grande ganhador do IX Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, na categoria Microlote. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira das Indústrias do Café (ABIC), em janeiro de 2013, e o lote vencedor foi vendido pelo valor de R$ 3 mil a saca.

“Esta obra é um sonho da nossa comunidade sendo realizado. O Governo do Estado acertou em cheio ao pavimentar esta estrada, que transformou o acesso ao local e favorece muito o transporte do café que produzimos, reduzindo custos e a perda da produção”, afirmou José Alexandre.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, todo o trabalho de melhoria da qualidade do café na região é incentivado e acompanhado pelo órgão. “Por meio da Seag, a Associação dos Produtores Rurais de Forquilha do Rio recebeu um descascador de café e toda a assistência técnica é realizada pelo Incaper, com qualificação e treinamento dos produtores para melhorar a qualidade da produção”, explicou Evair Vieira de Melo.

Estrada Parque do Caparaó será totalmente pavimentada

A estrada que contorna o Parque Nacional do Caparaó pelo lado do Espírito Santo recebeu um grande conjunto de investimentos em pavimentação nos últimos anos. Para completar a pavimentação de todos os trecos, a Seag está revisando um projeto já existente que contempla o trecho que liga as comunidades de Pedra Roxa e São José do Caparaó, em Ibitirima, até a localidade de Santa Clara, em Iúna. O total a receber asfalto neste trecho é de oito quilômetros.

Também foi definido este ano o traçado do restante da estrada, que começa em Santa Clara e chega à BR 262, com cerca de 13 quilômetros de extensão, para a Seag desenvolver o projeto para obra de pavimentação.

Além desses trechos, está em fase de conclusão a obra que sai de Santa Marta até Pedra Roxa, em Ibitirama. Em dezembro de 2012, a Seag inaugurou a pavimentação do trecho de 19,88 quilômetros, que interliga as comunidades de Mundo Novo, em Dores do Rio Preto, de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, e de Santa Marta, em Ibitirama. Já o asfalto de Pedra Menina até a localidade de Mundo Novo foi concluído há alguns anos.

Motoniveladora vai garantir recuperação de estradas

Na mesma solenidade, a Seag realizou a entrega de uma máquina motoniveladora à Prefeitura de Dores do Rio Preto. Adquirida com investimentos na ordem de R$ 340 mil, o equipamento será utilizado na manutenção e conservação das estradas rurais do município.

Programa ‘Caminhos do Campo’

Dentro do programa ‘Caminhos do Campo’, a Seag já pavimentou 103 trechos de estradas rurais em 52 municípios capixabas, totalizando 730,54 km. Pavimentadas, as estradas proporcionam o aumento do fluxo de visitantes no meio rural, incentivando o agroturismo e a manutenção e o surgimento de novos negócios no rural.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br