04/03/2024 14h40 - Atualizado em 04/03/2024 15h54

Sistema integrado de inteligência do agronegócio do Sudeste e Sul em pauta no 10º Cosud

Foto: Vinicius Medeiros/Ascom SDR-RS

Os estados do Sul e Sudeste estão em busca do compartilhamento de informações sobre a agropecuária nessas regiões para desenvolver políticas públicas para o setor e alcançar novos mercados. Esse foi o foco da reunião do Grupo Técnico (GT) de Agricultura e Pecuária da 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que debateu, ao todo, cerca de 20 temas, incluindo os serviços de inspeção, rastreabilidade e acesso à internet no campo.

O evento foi realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, da última quinta-feira (29) até o sábado (02) e reuniu secretários de Agricultura dos sete estados participantes, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A próxima edição do Cosud será realizada no Espírito Santo, entre os dias 08 e 10 de agosto deste ano.

Entre os temas discutidos na 10ª edição do Cosud estiveram o alinhamento informações para construir políticas públicas, a previsão meteorológica em tempos de mudanças climáticas, o compartilhamento de informações entre os sistemas de defesa agropecuária e o acesso a mercados.

“Estamos consolidando essa importante parceria entre os estados participantes do Cosud para que possamos avançar ainda mais no desenvolvimento da agropecuária e na superação dos gargalos comuns, principalmente no enfrentamento às adversidades climáticas e na integração dos sistemas de inspeção e defesa agropecuária para tornarmos os produtos agrícolas ainda mais seguros e alcançarmos novos mercados em conjunto”, considera o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, que participou do GT temático.

Também entraram na pauta a discussão sobre a importância da água na produção de alimentos e o entendimento como utilidade pública e interesse social, além do projeto “Diga sim ao SIM”, com o objetivo de fortalecer e modernizar os Serviços de Inspeção Municipal (SIM), por meio de capacitação e melhorias na infraestrutura.

Com informações das assessorias de comunicação da Seapi-RS e da SDR-RS.

Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840