06/04/2021 17h27 - Atualizado em 06/04/2021 17h34

Sistema agrícola realiza levantamento de perdas na agricultura após chuva de granizo

Muitas lavouras de café, banana e hortaliças foram atingidas.

Os municípios de São Domingos do Norte, Alegre, Vargem Alta, Guaçuí, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Jerônimo Monteiro foram prejudicados com as recentes chuvas de granizo que atingiram as lavouras. Nessa segunda-feira (05), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e parceiros, deu início a um levantamento dos principais impactos que os produtores sofreram durante esse período.

O levantamento está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), as prefeituras dos municípios atingidos e a Defesa Civil do Espírito Santo.

"Muitas lavouras de café, banana e hortaliças foram atingidas e moradias rurais também foram afetadas, nosso objetivo junto ao Governo do Estado e os agentes de crédito estadual é unir forças para ajudar os produtores nesse momento difícil. Sabemos que em grande parte desses municípios a agricultura é o carro-chefe, é o que movimenta a economia e leva comida à mesa das pessoas, por isso, vamos focar nossos trabalhos para resolver a situação o mais breve possível", ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

“Mais de 300 famílias no município sofreram perdas significativas: perderam casas, bens e suas plantações. É um sofrimento muito grande. A pedido do governador Renato Casagrande, estivemos lá para ver de perto a extensão dos danos e entender a realidade do município. Sabemos que outras localidades no Estado também foram fortemente afetadas pelo temporal e precisarão de um olhar especial neste momento. Após a visita, iniciamos a construção de soluções ou ações que possam minimizar os impactos causados pela chuva", explicou a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grilo.

A secretária destacou ainda que todo estoque da Defesa Civil para ajuda humanitária (telhas, cestas básicas, kit dormitório, kit de higiene e limpeza), já foi encaminhado às localidades mais afetadas, em caráter imediato. "Nos próximos dias, enviaremos as propostas de caráter macro, que ajudarão de maneira mais permanente a recuperação dos municípios", disse.

O Incaper colocou à disposição dos produtores todos os técnicos dos escritórios dos municípios atingidos pela chuva de granizo na última semana. O Instituto está desempenhando o trabalho para a elaboração de relatórios e levantamentos das perdas na agricultura, para que, em posse do relatório com informações técnicas, o produtor que tenha o seguro agrícola possa pleiteá-lo.

“Vamos atuar com a orientação técnica para a revitalização das lavouras e na recuperação da produção para o futuro. Nossa principal atuação agora é na elaboração dos laudos para obtermos a dimensão do ocorrido e também para auxiliar o trabalho de retomada da atividade agrícola”, pontuou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o instituto está à disposição para ajudar no que for preciso. “Nossa missão, além de prestar solidariedade a estas famílias, é criar ações para ajudá-las, principalmente, voltadas para o setor agropecuário, em que diversos produtores rurais tiveram enormes prejuízos. Nosso objetivo é diminuir o prejuízo e o sofrimento destas pessoas”, frisou Louzada.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Camila Borges
(27) 3636-3700 / 3651
comunica.seag@gmail.com

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Lobino
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard