18/11/2022 17h45 - Atualizado em 21/11/2022 10h12

SIC 2022: Capixaba garante o 3º lugar na categoria arábica

O Espírito Santo conquistou o terceiro lugar na categoria arábica, no Coffee Of The Year (COY) 2022. O Sítio Villa Uliana, do município de Domingos Martins, foi o premiado nesta sexta-feira (18), na Semana Internacional do Café (SIC 2022), que teve início nessa quarta-feira (16), em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Nesta edição, foram 505 amostras enviadas de nove estados, envolvendo mais de 400 propriedades rurais. Ao todo foram 44 variedades de café.

"Muito feliz e realizado com essa conquista, porque é a primeira vez que mandamos a amostra para o prêmio. É um trabalho realizado há mais de 15 anos com muito amor e dedicação.", ressaltou o produtor, Vagner Uliana.

"Os cafés capixabas sempre são destaque em premiações de nível internacional. Isso valoriza não só nós, produtores, mas toda a região. O Governo do Estado vai continuar investindo na modernização e na implantação de novas tecnologias para o desenvolvimento da nossa cafeicultura", disse o secretário de Estado da Agricultura, José Roberto Macedo Fontes.

"O Espírito Santo apresentou sua competência e força na produção de Cafés Especiais. E o Incaper tem um papel importante nesse processo e estará sempre ao lado do produtor para alcançar o aperfeiçoamento", ressaltou o diretor presidente do Incaper, Lázaro Hassam.

Histórico de sucesso no Coffee of The Year (COY)

O Espírito Santo é tricampeão  brasileiro, na categoria canéfora e bicampeão na categoria arábica. Em 2018, dois produtores do Espírito Santo levaram a premiação do concurso, que elege os melhores cafés arábica e conilon (canéfora) do Brasil. Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, ganhou na categoria café arábica; e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui, ganhou na categoria café conilon.


Sobre o COY

A premiação Coffee of the Year (COY) elege os melhores cafés arábica e canéfora do Brasil por meio de voto popular e da avaliação profissional de juízes nacionais. Criado em 2012, o COY tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando, assim, o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as 180 melhores amostras participam das mesas de cupping durante o evento e são provadas por compradores nacionais e internacionais.

Destas amostras, as 15 melhores classificadas são preparadas e disponibilizadas para degustação às cegas e voto do público (10 amostras de arábica e 5 de canéfora). A revelação e premiação da amostra mais votada acontece no último dia do evento no auditório principal e com a presença dos visitantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Camila Borges
(27) 3636-3700 / 98860-6838
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard