26/11/2020 18h38

Seminário debate avaliação de políticas públicas de desenvolvimento rural e da pesca

Participaram do evento os servidores da Seag, Incaper e Idaf.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) EESP Clear, realizaram, na quarta-feira (25) o seminário de avaliação de políticas públicas de desenvolvimento rural e da pesca. O objetivo foi debater a importância da avaliação, além de apresentar os principais tipos/métodos e respectivas conexões com exemplos de aplicação.

O evento foi voltado para os colaboradores do Sistema Agricultura, composto por servidores da Seag, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A Seag instituiu um banco de projetos de pesquisa de avaliação das tecnologias, técnicas e políticas públicas desenvolvidas nos projetos selecionados. A iniciativa recebeu 93 propostas em 15 temas estratégicos para o desenvolvimento rural e a pesca capixabas. Ainda em 2020, serão contratados 34 dos 93 projetos, que serão liderados por servidores do sistema de agricultura. Portanto, busca-se potencializar os resultados por meio da qualificação desses líderes.

“A composição do Banco de Projetos de Pesquisa é crucial para a avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais gerados a partir da adoção de tecnologias e do acesso às políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da agricultura como um todo no Estado. Esperamos que esses projetos possam difundir tecnologias, melhorando os conhecimentos aplicados no campo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

Entre os temas que foram debatidos estão Avaliação de Políticas Públicas: Importância e Cenários; Sistemática de M&A: o modelo do Estado do Espírito Santo; e Estudos de caso de avaliação de políticas públicas de desenvolvimento rural.

“Sempre me surpreendo no Espírito Santo, com o comprometimento do Governo do Estado em gerar desenvolvimento ligado diretamente a políticas públicas. Sem dúvidas, somos exemplo”, disse o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Ricardo de Castro Cerqueira

“Queria parabenizar pela iniciativa inovadora e ousada de constituir com esse Banco de Projetos e pela promoção desse seminário, tão rico em informações. A nossa parceria com o Governo do Estado é antiga. O Espírito Santo foi o primeiro a ter um sistema de monitoramento de avaliação institucionalizado, um Estado estruturado e à frente de muitos outros”, ressaltou o diretor da FGV EESP Clear, André Portela de Souza.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 3651
comunica.seag@gmail.com

 

Tópicos:
seag, ijsn, incaper, idaf
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard