20/01/2023 16h29 - Atualizado em 20/01/2023 16h47

Seag se reúne com a OCB para traçar ações e estratégias conjuntas

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, se reuniu, nessa quinta-feira (19), com representantes do Sistema OCB/ES - Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espirito Santo – para traçar um plano de trabalho em conjunto. O objetivo é fortalecer a ação das cooperativas, sobretudo as do ramo agropecuário no Estado.  

O cooperativismo – em especial as cooperativas do ramo agropecuário e do crédito –, tem uma interface direta com o desenvolvimento das cadeias produtivas do agro capixaba. De acordo com o secretário, o sistema cooperativista chega aos agricultores que mais precisam.

“A maioria das cooperativas agropecuárias tem no seu quadro social pequenos agricultores. Elas prestam assistência técnica de forma colaborativa com o Incaper, dão dimensão, escala de produção e inserem definitivamente os produtores e esses agricultores no mercado, daí reside a nossa parceria", pontuou.

Na ocasião, Bergoli compartilhou que a Seag, em breve, lançará um programa de desenvolvimento da cafeicultura sustentável e um programa específico para o desenvolvimento da pecuária de leite no Espírito Santo. As iniciativas serão realizadas em conjunto com a OCB e com outras organizações parceiras nos próximos meses.“Desejamos atuar de forma complementar para evitar sobreposições, paralelismo de ações ou desperdício de recursos. De forma integrada, nós otimizamos os recursos e ampliamos os nossos projetos e ações para o desenvolvimento do interior do Estado do Espírito Santo”, completou o secretário.

“Estamos felizes e confiantes. O cooperativismo confia muito no talento, profissionalismo e capacidade de trabalho do novo secretário e viemos aqui de forma estratégica conversar sobre as principais agendas e demandas para que possamos traçar um plano de trabalho. Hoje a OCB conversou sobre gestão setorial: tratamos da pimenta, do café, do leite, tratamos da borracha, da fruticultura, da agricultura familiar e outras questões setoriais. Agora vamos nos desdobrar com nossos parceiros para traçarmos ações conjuntas para cada vez mais desenvolver o agro e o cooperativismo no Espírito Santo", contou o diretor executivo da OCB/ES, Carlos André.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini/Camila Borges
(27) 3636-3700 / 98860-6838
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard