09/08/2021 13h32 - Atualizado em 09/08/2021 13h33

Seag realiza visita técnica em Fazendas Experimentais do Incaper

O objetivou foi conferir as diversas ações que contribuem para o desenvolvimento agrícola capixaba.

A equipe da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), comandada pelo secretário de Estado de Agricultura, Paulo Foletto, realizou uma visita técnica a duas Fazendas Experimentais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivou foi conferir as diversas ações que contribuem para o desenvolvimento agrícola capixaba.

O dia começou na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, localizada em Domingos Martins. Lá, a equipe visitou o complexo de laboratórios como o de Cultura de Tecidos, Biotecnologia, Entomologia, Fitopatologia e Análise de Solos.

"O Incaper é fantástico no quesito produção de conhecimento. O Instituto promove soluções tecnológicas e sociais com ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, visando ao desenvolvimento do Espírito Santo. E esse complexo de laboratórios que, em breve, será inaugurado vai dar continuidade a esse desenvolvimento tão importante para a vida do homem e da mulher do campo", ressaltou o secretário Paulo Foletto.

Na parte da tarde foi a vez da Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante. Lá a equipe do Incaper apresentou todo trabalho no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (CECAFES), que realiza análises sensoriais.

Em 2021, já foram realizadas 500 amostras de café de todo o Estado. A previsão é chegar a 5 mil amostras. "Nós tínhamos parcerias com outras instituições, mas sentimos a necessidade de implantar o Centro para dar mais agilidade nos trabalhos.  A unidade é importante para que possamos realizar treinamentos, cursos para os produtores, além de atendimento à pesquisa", explicou o extensionista do Incaper e gestor técnico do CECAFES, Douglas Gonzaga de Souza.

Para finalizar o dia, foi realizado um cupping com os cafés especiais do Espírito Santo para conhecer a prática de torra, análise sensorial, entre outras. "Muito bacana ver o trabalho de uma equipe tão comprometida. Fizemos a estreia de um torrador e um moinho que a Seag entregou e que já está sendo utilizado na unidade", disse Foletto.

"Importante visita do secretário ao nosso Centro de Pesquisa que está prestes a ser inaugurado para apresentar a dinâmica de trabalho dos nossos pesquisadores. Ele também conheceu a Unidade Agroecológica tão importante para a agricultura capixaba, além de ser a primeira é mais antiga unidade no País. Foi um dia recheado de informações, em que mostramos as nossas entregas no Incaper a sociedade", ressaltou o diretor-presidente do Incaper, Abraão Carlos Verdin.

Participaram das visitas a diretora técnica do Incaper, Sheilla Posse e demais técnicos da Instituição.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho

(27) 3636-3700 / 98860-6838
comunica.seag@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard