04/11/2021 16h31

Seag realiza reunião do Programa Elas no Campo e na Pesca

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) recebeu, nesta quinta-feira (04), os representantes de 12 municípios para debater sobre desafios e oportunidades para a mulher no meio rural. Na oportunidade, foi realizado o anúncio das entregas de equipamentos para panificação, que vão fomentar as agroindústrias capixabas.

O investimento passa de R$ 1 milhão e os municípios contemplados são: Afonso Cláudio, Anchieta, Alegre, Itarana, Ponto Belo, Fundão, Linhares, Vila Pavão, Montanha, Pinheiros e São Roque.

“Nós percebemos a mobilização das mulheres rurais em produzir alimentos caseiros, muita das vezes utilizando receitas vindas das famílias. Com o aumento da produção, é natural que os municípios se organizem, por meio de associações para a comercialização desses produtos. Por isso, o Governo do Estado nos deu a possibilidade de integrar esses municípios no Programa Elas no Campo e na Pesca”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

Ele destacou também a realização de um chamamento público para ofertar os equipamentos às agroindústrias de panificação. “É muito positivo ver a qualidade dos alimentos. É mais um passo adiante na organização feminina no campo, dando maior visibilidade, implementando políticas públicas, além contribuir para o aumento da renda das famílias”, acrescentou Foletto.

O Programa Elas no Campo e na Pesca tem como objetivos apoiar os empreendimentos femininos no campo e, ao longo dos seus dois anos de execução, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper), realizou um número total de 2.723 atendimentos.

“No início do programa, identificamos 72 grupos produtivos femininos no campo e na pesca e 70% desses grupos atuam na produção de panificados, massas e biscoitos. Entendemos que a doação de equipamentos dessa área para as Prefeituras seja uma boa estratégia para fomentar o trabalho desses grupos e aumentar a renda das mulheres rurais. É valido ressaltar que parte dessa produção feminina atende também aos programas de comercialização institucionais, como PNAE e PAA”, destacou a coordenadora do Programa Elas no Campo e na Pesca, Patricia Ferraz.

“Quero agradecer a Seag e dizer que é gratificante receber esses equipamentos, pois vai nos ajudar a diminuir a mão de obra. Todos esses produtos são feitos com muito amor e carinho e só nós sabemos as dificuldades que passamos”, disse a produtora Joyce Zanetti, da Associação Mulheres do Canaã.

Para o prefeito de Itarana, Vander Patricio, é fundamental a integração das prefeituras com a Seag. “Só temos que agradecer o trabalho sério que a Seag tem realizado na nossa agricultura, em especial com as mulheres. Temos recebido investimentos importantes na área de infraestrutura, que tem impulsionado o nosso interior”, pontuou.

“Para mim é uma alegria receber todas essas mulheres guerreiras que atuam na nossa agricultura. Quando assumimos a Seag, focamos no desenvolvimento da agricultura familiar, que é a força de trabalho do nosso Estado. Esse investimento vai possibilitar mais renda e qualidade de vida para essas mulheres”, disse o subsecretário de Estado de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari.

Imprensa à Imprensa:
Vanessa Capucho