03/05/2019 12h06

Seag realiza oficina sobre alimentação escolar em Baixo Guandu

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou a primeira oficina municipal de 2019, sobre a execução e operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento aconteceu na Secretaria de Educação de Baixo Guandu, na região centro-oeste do Estado e contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município.

A oficina faz parte do Programa Estadual de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, que está sendo elaborado pela Seag e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Durante a oficina foram trabalhadas as diretrizes e instrumentos contendo orientações que devem a ser seguidas para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, dentro das exigências da política.

Também foram discutidas ações relativas às questões sanitárias e à regularização das agroindústrias familiares, para o atendimento da demanda de produtos processados para a alimentação escolar.

Em 2016, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apenas 55,7% das secretarias de educação do Estadoatingiram 30% ou mais da agricultura familiar.

Para a assessora técnica da Gerência de Agricultura Familiar da Seag, Patrícia Ferraz, a adoção de alimentos da agricultura familiar no ambiente escolar traz inúmeras vantagens.

“Além dos benefícios relacionados à promoção da alimentação saudável e adequada nas escolas, e a geração de trabalho e renda no campo, os gestores municipais precisam se conscientizar de que a aquisição de produtos da agricultura familiar local amplia a aplicação e circulação do recurso federal dentro do município. Essa política dinamiza o comércio e a economia local, já que esse recurso fica no município, aumentando, inclusive, a arrecadação e o índice de participação”.

Também participaram da reunião o assessor técnico da Seag, Jackson Fernandes, representantes do setor de Compras e Licitação do município e da Presidência do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) da cidade.

Texto: Patrícia Ferraz

Revisão: Luciano Vieira