16/12/2021 12h06

Seag realiza I Encontro Técnico do Agrolegal em parceria com Sebrae

O I Encontro Técnico do Agrolegal, organizado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ocorreu entre os dias 13 e 15 de dezembro e contou com a participação de servidores municipais e estaduais de inspeção municipal, vigilância sanitária e extensão rural. O evento faz parte das ações do Programa de Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural, coordenado pela Seag.

“O encontro superou nossas expectativas. Foram palestras e cursos de alto nível que, certamente, vão auxiliar na melhoria dos serviços públicos direcionados às agroindústrias do Espírito Santo”, afirmou o coordenador de Agroindústria e Empreendedorismo Rural da Seag, Jackson Fernandes de Freitas.

Durante os três dias, foram realizadas palestras voltadas para a formalização de agroindústrias de agricultores familiares e associações, além de orientações sobre regras tributárias e previdenciárias para agricultores. Também teve cursos de microbiologia e higiene de alimentos e processamento de cacau e chocolate. Na ocasião, foram lançados o sistema Agrolegal – Ater Digital e o selo Origem Capixaba, que tem como objetivo promover os produtos e serviços das agroindústrias e do empreendedorismo rural capixaba.

“A programação do encontro trouxe importantes profissionais que nos proporcionaram três dias de grande aprendizado e que será colocado em prática no nosso município. Essa iniciativa do Programa Agrolegal vai fortalecer o nosso conhecimento técnico para desenvolver com qualidade as atividades dos Serviços Municipais de Inspeção”, disse Vanesca Dias, que atua como chefe do Serviço de Inspeção Municipal de Domingos Martins.

Bruna Tonole, produtora rural e bolsista da Seag, comentou que esses dias de treinamento foram essenciais para o alinhamento das atividades de assistência técnica, sendo importante para o debate das dificuldades enfrentadas, bem como para o levantamento de alternativas práticas que beneficiem os produtores de agroindústrias familiares. “Essa iniciativa vai contribuir para o crescimento de todos os municípios que aproveitaram a oportunidade”, destacou.

Ao todo, 102 servidores municipais e estaduais participaram dos três dias de evento, que foi realizado em Vitória.

Vanessa Capucho
comunica.seag@gmail.com