26/04/2019 12h38 - Atualizado em 26/04/2019 12h55

Seag participa de Simpósio voltado à produção de café arábica

Seag participa de simpósio voltado à produção de café arábica

O encontro discute os avanços da cafeicultura no Estado e apresenta os bons resultados obtidos com a produção do café nas montanhas capixabas.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participou, nesta quinta-feira (25), no Instituto Federal de Venda Nova do Imigrante, do 17º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do ES. O evento, que segue nesta sexta-feira (26), tem o objetivo de discutir os avanços da cafeicultura no Estado, apresentar os bons resultados obtidos com a produção do café e as pesquisas voltadas à cultura.

A programação inclui temas relacionados ao futuro dos cafés especiais no Estado, potencialidades e gargalos para a exportação, colheita e pós-colheita, poda de ciclo da lavoura do arábica, manejo de pragas e doenças e conservação do solo e das águas.

Para o secretário de Agricultura, Paulo Foletto, o simpósio é um grande momento para o setor de café. "É o 17º simpósio para a gente divulgar o café de qualidade. O arábica tem sido o diferencial na produção Estado. Esse simpósio é fundamental para resgatarmos a agricultura familiar noEspírito Santo. Tem uma quantidade grande de jovens aqui que vão levar para suas propriedades experiência e conhecimento", disse.

O diretor geral substituto do Instituto Federal (Ifes) de Venda Nova, Erivelton Guizzardi falou sobre a necessidade da melhoria da qualidade do produto. "Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, com isso, é possível gerar maior renda e desenvolvimento socioeconômico das famílias na região. Também é importante ressaltar o trabalho dos agricultores, estudantes e técnicos e demais instituições que contribuem para esse trabalho, de sempre procurar a melhoria dos cafés”, afirmou.

Segundo Guizzard, a cooperação é fundamental para o sucesso dessa atividade. "Queria agradecer as parcerias firmadas para que o Ifes consiga produzir e transferir as tecnologias inovadoras, realizar entregas para as comunidades, com conhecimentos aplicados junto com os cafeicultores, obtendo resultados significativos de melhoria da qualidade, com isso, a melhoria da renda obtida com a venda. O Ifes está aberto a novas parcerias para viabilizar melhor ainda esse projeto de ensino, pesquisa e extensão com o café", destacou.

Texto: Luciano Vieira

Informações à imprensa: