Seag leva inteligência de mercado e inovação na pecuária à TecnoAgro em Santa Maria de Jetibá

A Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 teve início nesta quinta-feira (17), em Santa Maria de Jetibá, com uma programação intensa voltada à inovação, sustentabilidade e fortalecimento do agronegócio capixaba. O evento acontece no Centro de Eventos Cultural e Esportivo Sofia Arnholz Berger e vai até este sábado (19), reunindo produtores, especialistas e instituições públicas.
A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) marcam presença na feira com palestras, painéis e debates técnicos.
“A participação da Seag na TecnoAgro reforça nosso compromisso com o desenvolvimento técnico e estratégico do agro capixaba. Com inteligência de dados, inovação e políticas públicas consistentes, estamos ajudando a transformar a realidade no campo”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Entre os destaques desta quinta-feira (17), está a palestra “Dados que conectam mercados: Inteligência e exportações do agro capixaba”, ministrada por Danieltom Vandermas, gerente de Dados e Análises da Seag. O conteúdo mostrou como a análise de dados pode orientar decisões estratégicas e ampliar as oportunidades comerciais dos produtores capixabas, especialmente no mercado internacional.
“Estudar o cenário comercial do agronegócio com base em dados técnicos do setor é fundamental para a tomada de decisões assertivas”, destacou Danieltom.
Outro momento importante da programação foi o painel sobre o programa de Produção In Vitro de Embriões Bovinos (PIVE), conduzido por Guilhermo Recla, gerente de Planejamento Rural da Seag, ao lado de Michele Ricieri Bastos, do Incaper. O painel detalhou o edital de seleção de pecuaristas e destacou o uso de biotecnologia para impulsionar a produtividade e a qualidade genética do rebanho capixaba.
Ainda nesta quinta-feira (17), o Idaf participou do Fórum de Avicultura com a palestra “Influenza aviária – Biosseguridade e responsabilidade compartilhada”, ministrada por Leandro Marinho.
Programação continua
A programação segue nesta sexta-feira (18) com destaque para a palestra e o videocast “Café Arábica: Cultivares Validadas para o Estado do Espírito Santo”, com Cesar Abel Krohling, do Incaper. Também serão realizados os painéis “Sustentabilidade no Agro: Cafeicultura, reservação hídrica e reflorestar”, com representantes da Seag, Incaper, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama); e “Agrolegal: Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural”, com Patrícia Ferraz, da Seag, e produtores convidados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com