08/06/2022 10h44

Seag, Idaf e Incaper participam do TecnoAgro em Linhares

Durante o evento, que tem início nesta quinta-feira (09), haverá entregas para o fomento da agricultura, atendimento ao produtor rural e palestras.

O sistema agrícola capixaba  formado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Instituto de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper) , participa do TecnoAgro, que acontece nestas quinta-feira (09) e sexta-feira (10), no Conceição Hall, em Linhares.

Durante os dois dias de evento, haverá entregas para o fomento da agricultura capixaba eatendimento aos produtores rurais e demais interessados, em um estande compartilhado entre a Secretaria e as duas autarquias. Também serão realizadas 21 palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável do campo.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Mário Louzada, o momento é importante para a potencialização do agronegócio, principalmente,após mais de dois anos de pandemia, em quealguns setores sofreram impacto. "É uma excelente oportunidade para evidenciar as ações que são desenvolvidas pela Seag, pelo Incaper e pelo Idaf, proporcionando momentos de atualização, capacitação e integração entre os participantes”, explica.

No primeiro dia do evento, acontece a cerimônia de entregas. Será assinado o termo de cooperação técnica entre a Seag, o Incaper, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para o atendimento aos produtores de cacau no Estadoparticipantes do programa de expansão do plantio de fruteiras no Espírito Santo, por meio de convênios com os municípios.

 o Idaf fará a entrega de dois certificados do Selo Arte e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Idaf, Incaper e Senar para a execução do Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva (Praveler).

Palestras

Os temas abordados das quatro palestras da Seagserão: as ações e perspectivas para as agroindústrias familiares; juventude rural e suas perspectivas no agronegócio; agroecologia e produção orgânica, mudanças climáticas e oportunidades de mercado; além do programa Novos Caminhos, que vai ressaltar a importância da aplicação de Revsol nas estradas vicinais capixabas.

O Idaf vai ministrar cinco palestras com os temas: Selo Arte: Avaliação da regulamentação estadual e seus resultados; Inovação e modernização diagnóstica nos laboratórios do Idaf; Tendências do consumo, descarbonização e ESG no agronegócio: oportunidades e desafios; Uso de Tecnologia para agilizar licenciamento ambiental; O uso de geotecnologias na gestão florestal do Espírito Santo.

Já o Incaper terá 12 apresentações no TecnoAgro, entre palestras e painéis com temas sobre: geração e diversificação de renda, cafeicultura, bovinocultura sustentável, aquicultura, pipericultura, cacauicultura, produção de cafés especiais, entre outros. Os técnicos, pesquisadores e extensionistas do Instituto vão atuar nos dois dias de programação do evento. Servidores do Incaper, além dos palestrantes, estarão presentes com o objetivo de compartilhar conhecimentos e conhecer novas experiências.

 

Inscrições

Para participar do evento e das palestras é necessário fazer inscrição pelo site da Rede Gazeta, que é a organizadora do evento: www.agazeta.com.br/es/agro.

 
Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Camila Borges
(27) 3636-3700 / 98860-6838
comunica.seag@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira/ Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9865/(27) 3636-9866
andreia.santos@incaper.es.gov.br
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard